Disputa de conhecimento

Prothemol é o tema do 5º desafio do Torneio Virtual de Ciências

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 30/11/2016 às 15:34
Leitura:

Médica pernambucana Naíde Teodósio se destacou ao promover o uso de um suplemento nutricional de baixo custo chamado Prothemol / Foto: Alexandre Belém/Acervo JC Imagem

Médica pernambucana Naíde Teodósio se destacou ao promover o uso de um suplemento nutricional de baixo custo chamado Prothemol Foto: Alexandre Belém/Acervo JC Imagem

A médica pernambucana Naíde Teodósio (1915-2005) é inspiração para o 5º desafio do Torneio Virtual de Ciências, promovido pelo Espaço Ciência em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Ela dedicou sua vida à luta por uma sociedade mais justa e igualitária. No campo científico, a Dra. Naíde orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque ao combate à desnutrição. Ela se destacou ao promover o uso de um suplemento nutricional de baixo custo chamado Prothemol, que foi desenvolvido à base de farinha de trigo, clara de ovos e hemáceas de sangue bovino com o intuito de ajudar no combate à desnutrição e anemia de mulheres grávidas e crianças. Além do baixo custo de produção, por aproveitar matéria-prima normalmente desprezada pelas indústrias, permite maior absorção pelo organismo.

Dotada de amplo conhecimento político, científico, cultural e de vida, Naíde sempre se manteve firme em suas convicções políticas e humanísticas, qualquer que fosse o momento e a dificuldade a enfrentar. Ela foi incansável na luta pela concretização dos seus sonhos: uma sociedade justa, sem excluídos, "sentindo a necessidade imperiosa de servir, de doar-me, desde minha vida de criança”. Naíde Teodósio é uma das homenageadas no "Memorial dos Notáveis Cientistas Pernambucanos", na troça carnavalesca "Com Ciência na Cabeça e frevo no Pé" e no Prêmio de Estudos de Gênero da Facepe.

Desafio, vamos tentar?

O desafio será criar um composto alimentar nos mesmos moldes do Prothemol, que seja de baixo custo e que sirva para combater anemia e desnutrição. As equipes deverão registrar em vídeo todas as etapas da criação do composto e comentar sobre a importância e a continuidade do trabalho de Naíde Teodósio.

LEIA MAIS:
» Açúcar é o tema do 4º desafio do Torneio Virtual de Ciências 
» Desperdício de alimentos é tema do 3º desafio do Torneio de Ciências 
» Aditivo químico em alimentos é tema do 2º desafio do Torneio Virtual de Ciências 
» "Como você pode fazer fogo?” é o 1º primeiro desafio do Torneio de Ciências 

O vídeo, de no máximo 3 minutos de duração, deverá ser postado no Youtube e o link enviado para o e-mail do torneio [email protected] (não será  aceito o envio de vídeos para o e-mail, apenas o link postado), até o dia 12 de dezembro de 2016. No e-mail é preciso identificar o nome da escola, nome dos alunos inscritos e do professor. Encerrado este prazo, a comissão técnica publicará este vídeo na página do Facebook. As três equipes mais populares receberão pontuação extra.

Resultados e premiação do Torneio Virtual de Ciências

A conclusão do 1º Torneio Virtual de Ciências acontecerá no dia 14 de dezembro. Além do resultado dos vencedores do 5º desafio, os participantes saberão o 1º, 2º e 3º lugares do 8º e 9º anos de cada uma das regiões que participaram da competição. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 21 do mesmo mês, às 9h30, no Espaço Ciência. Além da entrega de medalhas e troféus, as turmas que ficarem em 1º lugar levarão óculos 3D com celulares. Serão dois por turma.

Mais lidas