Manifestação

Professores da UFPE vão protestar contra PEC 55 em Brasília

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 22/11/2016 às 19:32
Leitura:

Professores da UFPE vão a Brasília para pressionar os senadores contra PEC do Teto, votada na terça / Foto: Reprodução

Professores da UFPE vão a Brasília para pressionar os senadores contra PEC do Teto, votada na terça Foto: Reprodução

Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prometem ir a Brasília, neste sábado (26), com a intenção de pressionar os parlamentares sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 (antiga PEC 241 - votada na Câmara), que prevê um limite dos gastos públicos nos próximos 20 anos, incluindo educação, saúde e segurança. A decisão do protesto foi definida, em assembleia nesta terça-feira (22), pelo Comando Docente de Greve.

Nesta quarta-feira (23), por volta das 19h30, outra reunião está marcada entre os docentes da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Na ocasião, as instituições de ensino discutirão estratégias para a greve geral prevista para a próxima sexta-feira (25).

Segundo a categoria, na manhã da sexta, os profissionais vão organizar uma manifestação no campus da UFPE. Já à tarde, os trabalhadores prometem uma passeata na Praça do Derby, área central do Recife.

A votação da PEC 55 está marcada para ocorrer na próxima terça-feira (29). Nesse dia, estudantes, movimentos sociais e trabalhadores prometem uma intensa jornada de luta na capital federal.

Professores da UFPE em greve

A categoria aderiu à greve por tempo indeterminado na última terça-feira (15), após definição acertada em assembleia realizada na quinta-feira (10). Por 367 votos a favor, 345 contra e uma abstenção, os trabalhadores determinaram a mobilização contra a PEC do Teto.

Centrais sindicais aderem ao Dia Nacional de Greve

Servidores de várias categorias ligados à Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) vão cruzar os braços em adesão ao Dia Nacional de Greve, nesta sexta-feira. Na pauta, bancários e policiais civis, trabalhadores do Detran-PE, entre outras categorias, engrossam o movimento dos estudantes contra a PEC do Teto.

Mais lidas