Tempo indeterminado

Professores da UFPE podem deflagrar greve em protesto contra a PEC 241

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 25/10/2016 às 17:17
Leitura:

Professores da UFPE organizam nova paralisação na quinta-feira, dia 3 de novembro, contra a PEC 241  / Foto: Reprodução

Professores da UFPE organizam nova paralisação na quinta-feira, dia 3 de novembro, contra a PEC 241 Foto: Reprodução

Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) podem cruzar os braços na próxima quinta-feira (3), retirando o indicativo de greve e aderindo à paralisação por tempo indeterminado. No mesmo dia, uma assembleia está marcada para ocorrer no Clube Universitário, que fica na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, por volta das 9h. Eles protestam contra a PEC 241 - medida que prevê um teto para os gastos públicos. 

Na reunião da próxima quinta, os professores vão avaliar as condições da mobilização em outras universidades do País e as da própria instituição. Além disso, sendo a greve decretada ou não, a categoria irá analisar os próximos passos da pauta.

Nesta terça-feira (25), os servidores públicos da unidade de ensino aderiram à manifestação nacional 'em defesa da educação, do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos direitos trabalhistas', realizando uma paralisação de advertência de 24 horas. As atividades voltam ao normal nesta quarta-feira (26).

Segundo a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), cerca de 70% do docentes aderiram ao movimento. Ao longo do dia, alguns atos foram realizados para marcar a paralisação. Os professores, no início da tarde, se concentraram na Faculdade de Direito do Recife, localizada no bairro da Boa Vista, Centro da capital pernambucana. Logo em seguida, os trabalhadores saíram em caminhada à Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio, também no Centro. No fim da tarde, os professores também se concentraram na Praça do Derby, área central do Recife, se juntando aos movimentos sociais.

Manifestação dos estudantes

Estudantes da UFPE e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também participam do ato contra a PEC 241. Na manhã dessa segunda-feira (24), um grupo de estudantes realizou um protesto no KM 68 da BR-101, na Cidade Universitária, interditando a via. 

No mesmo dia, mas à noite, os alunos da UFRPE também adediram à manifestação contra a medida do governo federal. Os universitários ocuparam o Centro de Ensino de Gradução (Cegoe) da instituição, localizada no bairro de Dois Irmãos, na Zona Oeste. Os estudantes ainda reivindicar a saída do presidente, Michel Temer, e do ministro da Educação, Mendonça Filho, além da Medida Provisória (MP) do Ensino Médio.

Mais lidas