Mobilização

No Recife, estudantes ocupam prédio da UFRPE contra PEC 241

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 24/10/2016 às 22:43
Leitura:

Estudantes da UFRPE ocupam prédio da Cegoe em protesto contra medidas no corte na educação / Foto: Divulgação

Estudantes da UFRPE ocupam prédio da Cegoe em protesto contra medidas no corte na educação Foto: Divulgação

Contrários à PEC 241, que prevê um teto para os gastos públicos, cerca de 90 alunos ocuparam na noite desta segunda-feira (24) o Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), localizada no bairro de Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife. Ainda na manhã desta segunda, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fecharam a BR-101 em frente à reitoria, no quilômetro 68, também em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição.

Além da PEC 241, os universitários reivindicam a saída do presidente Michel Temer e do ministro da Educação, Mendonça Filho. Eles também se opõem à Medida Provisória (MP) do Ensino Médio. "A principal pauta é o corte na educação e a influência para os estudantes. Nenhum dos alunos reconhece Temer ou Mendonça", disse a estudante I.O., que participa da manifestação, mas não quis se identificar.

Além da ocupação, os alunos realizam uma reunião na noite desta segunda para traçar estratégias de manifestação nos próximos dias. "A gente não vai fazer apenas a ocupação, mas também realizar atividades ao longo do dia. O ato não contempla apenas os estudantes, mas a comunidade no entorno da instituição", alegou I.O. Segundo a estudante, não há previsão para que o ato seja encerrado.

No Estado, outras instituições públicas de ensino foram ocupadas recentemente em protesto contra a PEC 241, incluindo o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no Recife e o campus da UFPE em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul.

Foto: Reprodução/Facebook
- Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
- Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
- Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
- Foto: Reprodução/Facebook

Manifestação nas redes sociais

Durante a ocupação, os universitários prometem realizar várias transmissões, ao vivo, na página do Facebook chamada 'Ocupe UFRPE'. Lá, os alunos ainda prometem atualizar as informações em tempo real com fotos e vídeos.

Mais lidas