Disputa de conhecimento

Desperdício de alimentos é tema do 3º desafio do Torneio de Ciências

Mariana
Mariana
Publicado em 19/10/2016 às 10:36
Leitura:

A quantidade de alimentos desperdiçados corresponde ao dobro do que seria necessário para erradicar a fome  / Foto: AFP

A quantidade de alimentos desperdiçados corresponde ao dobro do que seria necessário para erradicar a fome Foto: AFP

Na maratona do conhecimento, os mais de seis mil envolvidos no Torneio Virtual de Ciências têm mais um desafio pela frente! Foi lançado nesta quarta-feira (19), o 3º desafio da disputa, que traz como tema central o desperdício de alimentos.

De acordo com o relatório de 2013 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada no mundo por ano. A quantidade equivale a 33% do total de alimentos produzidos no período e corresponde ao dobro do que seria necessário para erradicar a fome no planeta, que mata 870 milhões de pessoas. 

No terceiro desafio do Torneio, os estudantes são convidados a sugerir mudanças para combater a fome, montando uma refeição completa com alimentos que normalmente vão para o lixo. Também será preciso informar quais são os componentes nutricionais presentes no cardápio e se há presença ou não de alimentos transgênicos. As respostas devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até o dia 30 de outubro.

Saiba mais sobre o Torneio Virtual de Ciências 

Promovido pelo Espaço Ciência em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o torneio, voltado para alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, conta com 102 escolas de Pernambuco inscritas, das redes pública e privada.

Os desafios, que tiveram início em agosto, são mensais seguem até o fim de dezembro. O torneio também conta com provas surpresas, que prometem esquentar a disputas.  As equipes serão pontuadas por cada tarefa cumprida e a premiação contemplará os três melhores colocados (1º, 2º e 3º) da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Fique por dentro do 3º desafio: “Chef Consciente”

Cada equipe deverá montar uma refeição completa (entrada, prato principal, sobremesa e bebida), reaproveitando parcelas dos alimentos que normalmente são jogadas no lixo, como cascas de frutas, ramos, folhas e talos. No vídeo com a apresentação da mesa, os alunos precisarão explicar quais os componentes nutricionais presentes no cardápio elaborado, destacar a presença ou não de alimentos transgênicos e opinar sobre a importância de evitar o desperdício.

As respostas devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até o dia 30 de outubro. Ao final desse prazo, as gravações serão postadas na página do Espaço Ciência no Facebook. A equipe que obtiver o maior número de curtidas até as 15 horas do dia 3 de novembro ganhará 0,5 ponto extra.    

Mais lidas