Uruguai

Estudante pernambucano conquista ouro em Olimpíada de Física

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 06/10/2016 às 11:26
Leitura:

Vinicius Queiroz conquistou o chamado "melhor ouro" por ter alcançado a maior nota entre os participantes. / Foto: Felipe Cabral/NE10.

Vinicius Queiroz conquistou o chamado "melhor ouro" por ter alcançado a maior nota entre os participantes. Foto: Felipe Cabral/NE10.

O estudante pernambucano Vinicius Queiroz, 16, faturou a medalha de ouro ao alcançar a maior nota da 21ª Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), realizada na última semana de setembro na cidade de Carmelo, no Uruguai. O jovem, único representante do Estado na delegação brasileira, ficou em primeiro lugar nas provas teóricas e em quinto nas experimentais, tornando-se o mais bem avaliado entre os 69 participantes de 19 países da América Latina e Península Ibérica. 

De acordo com Vinicius, aluno do 3º ano do Colégio GGE de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o bom desempenho nas provas se deve, principalmente, ao preparo realizado durante todo o ano com os professores da "turma olímpica" da instituição de ensino. "Fui acreditando em tudo que aprendi. Nas provas teóricas e práticas havia experiências semelhantes às que já tinha treinado aqui no colégio. Algumas etapas foram difíceis, mas me saí bem", comenta o estudante. 

Juntos, Vinicius e a estudante Marina Maciel Ansanelli, de São Paulo, trouxeram duas medalhas douradas para o Brasil. Os estudantes Paulo Ricardo Sousa Fonteles de Castro (CE) e Felipe Mourad Pereira (SP), conquistaram a prata. 

Na história da OIbF, o ouro conquistado por Vinicius soma-se a outras duas medalhas pernambucanas. Na edição de 2012, o aluno Ilo Pereira de Sá Emerenciano - à época, também estudante do Colégio GGE - conquistou o ouro. Em 2003, o estudante Eduardo Higino da Silva Neto foi bronze na olimpíada realizada em Havana, Cuba. 

OIbF

A Olimpíada Iberoamericana de Física é uma competição intelectual na área da Física que reúne estudantes pré-universitários a fim de promover a integração de conhecimentos entre os países participantes, desenvolvimento do estudo e a descoberta de novos talentos na ciência. 

Mais lidas