Paralisação

Servidores e estudantes da UFPE e UFRPE suspendem atividades nesta quinta

Talita Silva de Oliveira
Talita Silva de Oliveira
Publicado em 28/09/2016 às 20:01
Leitura:

Docentes, estudantes, técnico-administrativos e terceirizados organizam vários atos nesta quinta / Foto: Flora Pimentel/ JC Imagem

Docentes, estudantes, técnico-administrativos e terceirizados organizam vários atos nesta quinta Foto: Flora Pimentel/ JC Imagem

Docentes, alunos, técnico-administrativos e terceirizados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) organizam mais uma paralisação nesta quinta-feira (29). A mobilização, que visa sensibilizar toda a comunidade acadêmica, será realizada em todas as universidades federais do País contra algumas medidas políticas.

O ato é uma recomendação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) contra a retirada de alguns direitos trabalhistas como a PLP 257, a PEC 241, além de cortes de 45% na verba das universidades. A PL 257 prevê o congelamento do salário mínimo, além de atacar os serviços e os servidores públicos. Já a PEC 241 tem o objetivo de limitar os gastos públicos por duas décadas.

Para os estudantes, a luta vai além. Débora Karolayne da Silva, de 20 anos, estudante do curso de pedagogia na UFPE, ressalta que vai aderir à manifestação por acreditar que a reforma do ensino médio, promovida pelo Ministério da Educação na última semana, também vai afetar a formação crítica das pessoas. "Todos os estudantes acreditam que deve haver uma mudança no ensino médio, mas não dessa forma. Se os alunos deixarem algumas disciplinas de lado no ensino médio, as pessoas não terão uma base crítica ideal". 

A estudante, que também é integrante do Conselho Paritário da UFPE, ainda diz que os alunos vão lutar, entre outras coisas, para que não ocorra o corte previsto nas universidades no próximo ano. Outra pauta programada também entre os alunos está o preço da refeição no Restaurante Universitário (RU). "Segundo estatísticas dos grupos universitários, a UFPE tem a segunda refeição mais cara do País entre as faculdades públicas. Para os estudantes, a refeição deveria ser gratuita", acredita.

Uma programação foi definida para a manifestação desta quinta. Entre o horário das 6h às 9h, a mobilização vai ocorrer em uma tenda nas proximidades da biblioteca central, localizada no campus. Logo em seguida, outro ato está programado para ocorrer às 10h com panfletagem em frente ao Campus e um grande aulão sobre alguns projetos políticos. 

Segundo a Adufepe, o ato vai se juntar à passeata organizada pelas centrais sindicais como a Frente Brasil Popular e o Povo sem Medo na tarde da quinta. Já a Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe) diz que outra reunião está programada para acontecer também na quinta, que visa avaliar o atual cenário político do Brasil.

As universidades também suspenderam o funcionamento na última quinta-feira (22). Nesta sexta-feira (30), todas as atividades voltam ao normal nas instituições. A data para uma greve nacional entre os funcionários públicos ainda não foi definida.

A Adufepe também informou que a greve apenas na instituição também não tem data estabelecida. Na quinta, a UFPE decretou a situação de estado de greve.

Mais lidas