Decisão

Carne Fraca: Governo obriga 3 frigoríficos a fazerem recall de carne

Ingrid
Ingrid
Publicado em 24/03/2017 às 16:40
Leitura:

O Transmeat, Souza Ramos e Peccin são alvos da Operação Carne Fraca, que foi deflagrada na semana passada e investiga um esquema de corrupção na fiscalização sanitária do Ministério da Agricultura. / Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

O Transmeat, Souza Ramos e Peccin são alvos da Operação Carne Fraca, que foi deflagrada na semana passada e investiga um esquema de corrupção na fiscalização sanitária do Ministério da Agricultura. Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

Três frigoríficos brasileiros deverão fazer um recall de todas as carnes vendidas em até cinco dias por determinação da Secretaria Nacional do Consumidor. O Transmeat, Souza Ramos e Peccin são alvos da Operação Carne Fraca, que foi deflagrada na semana passada e investiga um esquema de corrupção na fiscalização sanitária do Ministério da Agricultura.

» 5 grandes supermercados suspendem vendas de carnes de marcas investigadas

A decisão, tomada na última quinta-feira (23) após a secretaria receber os documentos do Ministério da Agricultura, pede que todos os produtos sejam recolhidos "com o devido reembolso ao consumidor, daquilo que for por ele restituído aos pontos de venda", disse o órgão que é ligado ao ministério da Justiça e encarregado da defesa dos consumidores.

» 7 perguntas e respostas sobre a Operação Carne Fraca

O ministério informou à secretaria que no caso do frigorífico Souza Ramos, localizado em Colombo, no Paraná, o lugar "não detém controle dos processos relacionados a formulação e rastreabilidade de deus produtos elaborados, fato que levou à interdição do mesmo".

Sobre o Peccin, também do Paraná, o ministério disse que existe "suspeita de risco à saúde pública ou adulteração" na produção. Já o Transmeat teria seu estabelecimento desprovido de "controle dos processos relacionados à rastreabilidade dos produtos". Os frigoríficos já tinham sido interditados pela secretaria, mas, depois da decisão, também terão que pagar pelos produtos que já foram vendidos aos consumidores.

» União Europeia devolverá ao Brasil carnes citadas na 'Carne Fraca'

Países no mundo já tomaram medidas como a suspensão da importação e explicações sobre a origem e manuseio da carne brasileira.

O que o consumidor deve fazer

Quem adquiriu alguma carne desses frigoríficos deve procurar os canais de atendimento das empresas investigadas para obter informações sobre a qualidade e a segurança dos produtos, segundo a secretaria do consumidor.

No entanto, caso não haja atendimento adequado, o consumidor pode procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo para se orientar sobre os procedimentos que devem ser realizados ou para fazer denúncias. A secretaria ainda informou que vai continuar investigando e aplicará possíveis penas aos frigoríficos.

Resposta das empresas sobre o caso

A Peccin informou através de nota no site da empresa que as alegações da Polícia Federal não são verdadeiras e que está surpresa com a operação. No entanto, o frigorífico ressaltou que estará à disposição das autoridades para prestar os devidos esclarecimentos. Os outros dois frigoríficos ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Mais lidas