Investimentos

Para driblar crise, empreendedores reinventam o negócio próprio

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 27/10/2016 às 18:01
Leitura:

O Pátio Café & Cozinha passou a alugar o espaço para eventos / Foto: Divulgação

O Pátio Café & Cozinha passou a alugar o espaço para eventos Foto: Divulgação

Quem tem um negócio próprio costuma fazer de tudo para que ele dê certo. Até mesmo pensar em produtos e serviços que, originalmente, não estavam nos planos iniciais do empreendimento. De acordo com o Sebrae, sair da “zona de conforto” pode ser uma boa alternativa para driblar a crise.

“A empresa deve expandir quando os ventos não estão a favor para não correr o risco de ficar obsoleta”, explica Vitor Abreu, consultor do Sebrae.

Ele também aponta que os empreendedores costumam seguir dois caminhos considerados mais seguros: o da expansão geográfica, ou seja, quando o negócio busca lugares em que não atua, e o incremento de novos produtos e serviços para atender o mesmo mercado ou até um novo.

“Nem sempre a empresa consegue conciliar as duas estratégias, mas é importante saber que esse é o momento pra fazer isso, e tudo deve ser associado numa perspectiva de redução de custos da empresa, o que não significa deixar de se capacitar e investir”, sinaliza Vitor.

A empresária Fátima Assunção, à frente de O Pátio Café & Cozinha, estabelecimento localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, sabe bem o que é investir para reduzir custos e evitar dívidas. O negócio, inicialmente pensado para ser um restaurante, passou a ser oferecido como espaço para eventos.

“Muitos clientes médicos, advogados, pediam uma área exclusiva para reuniões, confraternizações. Comecei a fazer alguns eventos, mas sem deixar de abrir o restaurante, porque os outros clientes reclamavam quando isso acontecia”, afirma Fátima.

Dessa maneira, a empresária percebeu que, mesmo com menos reservas que o ano passado, o aluguel do espaço para eventos é uma fatia importante do seu negócio. “O pernambucano adora fazer uma festa: deixa para economizar em casa, mas não perde um evento”, acredita.

Reformular o negócio é fundamental

Outro empreendedor que tem como meta sempre inovar para não se perder no mercado competitivo que é o da alimentação foi Tiago Pinho, que comanda a Pense Leve Saladas e Crepes. Funcionando há apenas um ano e três meses, o negócio passa por constantes transformações para fidelizar e atrair clientes.

pense leve1
INOVAÇÃO CONSTANTE Pense Leve muda cardápio, estrutura de serviços e vai abrir uma filial Foto: divulgação

“Desde o começo, até mesmo antes de abrir meu negócio, eu sempre tive a intenção de nunca me manter parado”, diz. Por isso, um mês após a abertura da Pense Leve, localizada na Várzea, Zona Oeste da capital pernambucana, Tiago instalou um sistema de chamada de som para que o cliente possa chamar o garçom através de um botão que, ao ser apertado, aciona um relógio do funcionário, que vai até a mesa que solicitou o serviço. “Isso é a comodidade do cliente, que não vai precisar ficar gritando para pedir a conta ”, comenta.

Tiago também traçou a estratégia de expandir geograficamente o empreendimento (licenciamento da marca para a abertura de uma unidade em Jardim São Paulo, também na Zona Oeste) e mudar constantemente o cardápio, acrescentando mais opções.

“O medo sempre existe quando a gente pensa no novo, mas eu sempre procuro fazer as coisas muito com pé no chão e muito estruturado, de forma bem segura”, finaliza.

Mais lidas