Diferencial

Para além do inglês: dominar idiomas é vantagem no mercado de trabalho

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 09/09/2016 às 17:42
Leitura:

Dominar vários idiomas pode ser decisivo no mercado de trabalho / Arte: NE10

Dominar vários idiomas pode ser decisivo no mercado de trabalho Arte: NE10

No acirrado mercado de trabalho, o domínio da língua inglesa deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito imprescindível para inúmeras profissões. Dessa forma, os profissionais que já dominam o idioma estão procurando outras línguas, antes pouco comuns, para ter currículo destacado.

Caso sua intenção seja se sobressair profissionalmente, um terceiro idioma é a saída, garante a gerente de desenvolvimento de talentos da IEL, Flávia Petribu. "No cenário de globalização, os profissionais poliglotas se destacam aos olhos dos recrutadores", pontua a gerente. Segundo ela, em uma seleção, o domínio de várias línguas pode até ser critério de desempate entre candidatos.

Reprodução
Uma das vantagens da Alemanha é que é possível ficar até três meses no país sem visto - Reprodução
Reprodução
Na China, é possível colocar em prática o mandarim - Reprodução
Reprodução
Na Itália, é possível aproveitar o clima agradável e aprender o idioma - Reprodução
Reprodução
O Japão também é uma boa alternativa para quem deseja aprender um novo idioma - Reprodução
Reprodução
Montreal, no Canadá, é uma alternativa mais barata para treinar o francês - Reprodução
Reprodução
Pouco comum, o russo pode ser um diferencial - Reprodução
Reprodução
É possível aprender holandês na capital da Holanda, Amsterdã, um dos principais centros financeiros europeus - Reprodução
Reprodução
Na França, os brasileiros têm o direito de permanecer até 90 dias sem visto - Reprodução

Por motivos culturais ou mercadológicos, os profissionais que desejam uma carreira em uma multinacional também devem procurar dominar outra língua, além do idioma de Shakespeare. "Alemão, francês e mandarim são idiomas muito bem recebidos atualmente, especialmente se tiverem relação com a nacionalidade da empresa na qual o profissional está interessado”, afirma Petribu.

Na unidade de idiomas do Senac no Recife, o francês é o segundo idioma mais procurado. "Em virtude do processo de imigração para a parte francesa do Canadá, já vimos a procura pelo francês aumentar até três vezes", explica a gerente da unidade, Mauricéa Oliveira. Segundo ela, em apenas dois anos, tendo aulas de segunda a sexta-feira, já é possível dominar o idioma.  Além do francês, a unidade conta com aulas de alemão, mandarim, italiano, espanhol e inglês.

Mais lidas