Líderes econômicos

G20 sai em defesa da globalização contra protecionismo

Ingrid
Ingrid
Publicado em 05/09/2016 às 17:33
Leitura:

"Decidimos apoiar um sistema comercial multilateral e nos opor ao protecionismo", declarou o presidente chinês, Xi Jinping. / Foto: Johannes Eisele / AFP

"Decidimos apoiar um sistema comercial multilateral e nos opor ao protecionismo", declarou o presidente chinês, Xi Jinping. Foto: Johannes Eisele / AFP

Os líderes do G20 saíram nesta segunda-feira (5) em defesa da globalização e do livre comércio como melhor fórmula para estimular o crescimento, em um contexto marcado pelo protecionismo em muitos países do mundo.

"Decidimos apoiar um sistema comercial multilateral e nos opor ao protecionismo", declarou o presidente chinês, Xi Jinping, cujo país abrigou durante dois dias a cúpula do grupo na cidade de Hangzhou.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, foi mais contundente e denunciou os "ataques populistas" contra a globalização.

"A maneira como a China conseguiu tirar 700 milhões da pobreza para formar uma classe média, por exemplo, é uma história que não se inclui no discurso ouvido agora", lamentou, embora tenha reconhecido que a cúpula não pode beneficiar apenas alguns.

A denúncia do protecionismo foi o fio condutor desta cúpula do G20 que reúne todos os anos as 19 principais economias mundiais (industrializadas e emergentes) e a União Europeia, um fórum que representa 85% do PIB mundial e dois terços da população do planeta. Nunca os países do grupo haviam adotado tantas medidas protecionistas.

Desde 2008-2009, o crescimento dos intercâmbios comerciais está estancado abaixo de 3%, contra os 7% das últimas duas décadas.

"A globalização não tem conotações positivas, também implica grandes desigualdades", reconheceu Angela Merkel, igualmente preocupada com a ascensão em seu país do partido de ultradireita AfD. Os países no Cone Sul também quiseram passar uma mensagem para seguir adiante com as reformas.

Michel Temer prometeu que o Brasil voltará a crescer e anunciou um plano de privatizações, enquanto o argentino Mauricio Macri defendeu o "combate ao protecionismo em todas as suas formas, incluindo o protecionismo agrícola, um dos mais arraigados".

 

Refugiados e dumping 

No texto final, o G20 também fez referência ao dumping e aos seus "efeitos negativos sobre o comércio e os trabalhadores".

A questão é delicada, sobretudo na China. Europa e Estados Unidos denunciaram reiteradamente a questão do aço chinês, que o gigante asiático vende a preços muito baixos em todo o mundo, prejudicando os produtores locais.

As dificuldades do acordo comercial entre Europa e Estados Unidos (TTIP) são outro dos exemplos das reticências que o G20 denuncia.

O tratado foi criticado tanto pelos aspirantes à Casa Branca (o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton) quanto por países europeus como Alemanha e França.

Na mesma linha, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, cujo país está negociando com muitas dificuldades um tratado de livre comércio com a UE (o chamado Ceta), denunciou "a construção de muros", em uma referência velada a Trump.

Por sua vez, a primeira-ministra britânica, Theresa May, começou a buscar alianças comerciais após o Brexit e anunciou negociações com Índia, México, Coreia do Sul e Cingapura para futuros acordos comerciais.

 

Fracasso nas negociações na Síria 

No front geopolítico, a cúpula foi marcada por uma primeira tentativa frustrada da Rússia e dos Estados Unidos de alcançar um acordo sobre o conflito na Síria.

"Tivemos conversas produtivas sobre o que seria um verdadeiro fim das hostilidades", disse o presidente americano, Barack Obama, depois de se reunir com Vladimir Putin, que afirmou, por sua vez, que existe "certa aproximação" com Washington.

O acordo buscava, entre outras coisas, levar ajuda humanitária à cidade de Aleppo, uma das mais castigadas pelo conflito. O conflito levou milhares de refugiados a fugir, uma carga que precisa ser dividida, segundo o G20.

Estados Unidos e Rússia, que realizam ataques aéreos na Síria contra os extremistas, embora separadamente, discordam sobre o futuro do presidente Bashar al-Assad, que continua atacando a oposição síria com o apoio da Rússia.

O conflito da Síria não foi o único discutido na cúpula. Também preocupa um novo lançamento de mísseis balísticos da Coreia do Norte e as reivindicações de Pequim no mar da China Meridional.

Mais lidas