Exterior

Aumenta número de brasileiros que estão deixando o País

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 25/08/2016 às 14:50
Leitura:

Em 2016, foram recebidas 40% a mais de declarações de saída definitiva do País / Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Em 2016, foram recebidas 40% a mais de declarações de saída definitiva do País Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Qualidade de vida, segurança e emprego. Estes são os principais motivos dos brasileiros que pretendem trocar o Brasil por outro país, fenômeno que tem crescido bastante, segundo pesquisas. Conforme levantamento da Receita Federal, em 2016, foram recebidas 40% a mais de declarações de saída definitiva do País, 51 para cada dia, contra uma média de 36 no ano anterior. Enquanto isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou, até junho de 2016, um crescimento de 17% no número de registros de eleitores no exterior. E este quantitativo deve crescer, uma vez que o ano ainda não terminou.

Corroborando com os dados oficiais, um estudo realizado pelo buscador de empregos Jobatus Brasil, entre os meses de maio e junho deste ano, apontou que 46% dos cadastrados no site têm intenção de deixar o Brasil. Para alcançar esse sonho, muitos procuram programas de trabalho em empresas especializadas em intercâmbio. "Cada vez mais as pessoas buscam programas que lhes permitem trabalhar na sua área de experiência ao invés de trabalhos mais básicos. Além disso, muitos procuram uma forma de ficar legal no país após a conclusão dos estudos”, explica gerente de produtos da CI - Intercâmbio e Viagem, Eduardo Frigo, destacando que países onde é possível trabalhar com visto de estudante despertam maior interesse.

Infogram
Principais destinos escolhidos pelos brasileiros em 2010 - Infogram
Infogram
Principais destinos escolhidos pelos brasileiros em 2016 - Infogram

Mudança no perfil chama atenção

Os dados e pesquisas revelam uma debandada de profissionais qualificados e até mesmo com emprego estável no Brasil, o que representa uma mudança significativa no perfil dos viajantes. De acordo com a Jobatus Brasil, 61% dos usuários que pretendem deixar o País afirmam possuir nível superior e mestrado e/ou doutorado, 63% têm emprego estável e 65% recebem mais de três salários mínimos. Antes, a maior parte dos clientes da empresa especializada em visto e imigração Immi Canadá era composta por jovens. Agora, famílias inteiras querem alcançar a residência permanente no exterior.  “Casais ou famílias, muitas vezes bem estabilizadas no Brasil, nos procuram em busca, principalmente, de qualidade de vida em outro país", explica Deborah Calazans da Immi Canadá.

Graduado em artes cênicas e com emprego estável no Brasil, o pernambucano George Cabral de Souza também está à procura de qualidade de vida. "O sonho de morar fora sempre fez parte da minha vida. Já conheço a Europa e sei que a qualidade de vida lá é muito melhor", revela Cabral, que está se mudando com a namorada neste mês de agosto para a Espanha, onde pretende trabalhar na própria área de formação.

 

 

Mais lidas