Aviação

Latam reduzirá suas operações no Brasil

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 27/04/2016 às 16:22
Leitura:

A companhia anunciou medidas urgentes em suas operações no Brasil, como uma redução dos voos no país  / Foto: reprodução

A companhia anunciou medidas urgentes em suas operações no Brasil, como uma redução dos voos no país Foto: reprodução

A companhia aérea chilena e brasileira Latam, a maior da América Latina, anunciou que reduzirá sua operação no Brasil, diante da crise econômica e política no país.

A direção da Latam Airlines classificou a crise brasileira como a mais grave dos últimos anos, estimando que ela se aprofundará ao longo deste ano, após a contração de 3,8% do PIB em 2015. A companhia fechou 2015 com perdas de 219 milhões de dólares.

Para enfrentar esse cenário, a companhia anunciou medidas urgentes em suas operações no Brasil, como uma redução dos voos no país e um corte de ASK (assentos por quilômetro) entre 8% e 10%, apontou o anuário 2015 da companhia, apresentado em uma junta de acionistas realizada na terça-feira em Santiago.

A empresa disse buscar que suas operações sejam mais eficientes nas rotas, sem prejudicar a conectividade de seus passageiros no Brasil, o terceiro mercado aéreo do mundo, com 98 milhões de passageiros por ano.

A companhia informou que os mercados de Chile e Peru foram os que tiveram melhor desempenho durante 2015, enquanto que a Argentina apresentou uma melhora de seu mercado aéreo após a recente mudança de governo. Para Maricio Amaro, diretor da companhia, a Argentina sinaliza otimismo, o que pode compensar a crise brasileira.

Mais lidas