Defesa Econômica

Ambev compra fábrica da Brasil Kirin no Rio; negócio está em avaliação no Cade

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 08/04/2016 às 12:30
Leitura:

A unidade atualmente produz e envasa, além de cervejas, refrigerantes, sucos industrializados e água mineral / Foto: Acervo

A unidade atualmente produz e envasa, além de cervejas, refrigerantes, sucos industrializados e água mineral Foto: Acervo

A fabricante de bebidas Ambev comprou da concorrente Brasil Kirin uma unidade de fabricação de cervejas e refrigerantes no Rio de Janeiro. A transação está sendo submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A fábrica fica na cidade de Cachoeiras do Macacu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A unidade atualmente produz e envasa, além de cervejas e refrigerantes, sucos industrializados e água mineral.

Em nota, a Ambev informou que "essa oportunidade vai ao encontro da estratégia de otimizar capacidade produtiva em plantas modernas, próximas das principais áreas de consumo". A empresa afirmou, ainda, que a transação não inclui qualquer outro ativo ou marca da Brasil Kirin e é não material para a Ambev. O valor do negócio não foi revelado.

Formulário enviado pelas empresas ao Cade afirma que a operação "se insere no

contexto de uma revisão de dimensionamento de capacidade produtiva por parte da Brasil Kirin". Já para a Ambev, o negócio se enquadra "na busca por expansão, otimização e alocação de capacidade produtiva da Ambev no mercado de cerveja, refrigerantes e bebidas não alcoólicas não carbonatadas".

As empresas alegam nos documentos enviados ao Cade que a operação não deve gerar qualquer preocupação concorrencial. A alegação é de que a aquisição de capacidade produtiva não representa compra de participação de mercado já que não há na transação a negociação de outros ativos relacionados à marca e à distribuição. 

As companhias alegam também que concorrentes da Ambev, incluindo a própria Brasil Kirin, continuarão com capacidade produtiva na região Sudeste.

Mais lidas