Manoel Dias

Mudança no seguro-desemprego representa economia de R$ 9 bilhões, diz ministro

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 01/01/2015 às 19:45
Leitura:

Além de outras restrições, mudanças alteram o seguro-desemprego, aumentando o período de requerimento do auxílio.  / Foto: arquivo/ Agência Brasil

Além de outras restrições, mudanças alteram o seguro-desemprego, aumentando o período de requerimento do auxílio. Foto: arquivo/ Agência Brasil


O ministro Manoel Dias (Trabalho e Emprego) disse nesta quinta-feira (1º) que o aumento do prazo para requerimento do seguro-desemprego deve responder por metade da economia projetada para 2015 com as novas regras para solicitação de benefícios trabalhistas e previdenciários.

As restrições impostas pelo governo -que incluem também abono salarial, pensão por morte, auxílio doença e seguro-defeso para pescadores- devem representar uma economia total de R$ 18 bilhões neste ano. Para o seguro-desemprego, as novas regras valem para solicitações feitas a partir de março, prazo que o governo precisa para ajustar o sistema de pagamento. O período de carência para pedir o benefício passa de seis meses trabalhados para 18 meses na 1ª solicitação e para 12 meses na 2ª solicitação.

Fica mantido em seis meses na 3ª solicitação.Temos que zelar pelo Fundo [de Amparo ao Trabalhador] e a alta rotatividade [no mercado de trabalho] pode afetar o resultado. Essa é uma medida que tem de ser posta em prática", disse Manoel Dias. O ministro esteve presente na cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Mais lidas