Comércio

Reclamações quase dobram no início da Black Friday

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 28/11/2014 às 13:59
Leitura:

A maioria das reclamações eram sobre a maquiagem dos preços.  / Foto: Amanda Duarte/NE10

A maioria das reclamações eram sobre a maquiagem dos preços. Foto: Amanda Duarte/NE10

As dez empresas mais reclamadas até a manhã desta sexta-feira (28) na Black Friday somavam 886 queixas, quase o dobro das reclamações registradas pelo site Reclame Aqui no ano passado no mesmo período do evento (445 queixas).

No total, mais de 150 empresas já receberam mais de 1.200 reclamações desde as 18h dessa quinta-feira (27), quando a maioria dos sites começou a divulgar ofertas. Até o momento, em primeiro lugar, aparece a Submarino, com 305 reclamações. A empresa já superou sua média semanal de queixas, que é de 216 nos últimos doze meses. A Americanas.com está em segundo, com 203 reclamações. Nos últimos doze meses, a empresa teve uma média de 37 reclamações por dia. Em seguida, aparece a Saraiva, com 162 queixas, mais que o dobro da média diária (71 queixas/dia).

Segundo o Reclame Aqui, as queixas mais comuns são sobre a maquiagem de preços, incluindo a famosa oferta “metade do dobro” em que a loja apresenta descontos de até 50% sobre preços que aumentou pouco antes da promoção, e o aumento do frete. Também houve reclamações de produtos que sumiam no momento em que eram colocados no carrinho virtual.

Outra queixa comum é sobre o funcionamento dos sites. A Netshoes e o Magazine Luiza, por exemplo, ficaram fora do ar logo depois da meia-noite e retornaram depois, primeiro com lentidão. Americanas e Submarino tiveram tantos acessos simultâneos nas primeiras horas desta sexta-feira que tiveram de implantar uma fila de acessos. Segundo estimativas da Braspag, na faixa da meia noite de quinta-feira para esta sexta-feira foram registradas 231.461 vendas, o pico de negócios até o momento.

Mais lidas