Ofertas

Para recifenses, descontos da Black Friday estão mais atrativos que em 2013

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 28/11/2014 às 14:15
Leitura:

Setor de bebidas com 30% de desconto tem atraído consumidores / Foto: Amanda Duarte/NE10

Setor de bebidas com 30% de desconto tem atraído consumidores Foto: Amanda Duarte/NE10

Os auto-falantes dos hipermercados do Recife anunciam "loucura hoje", "promoção imperdível" e repetem: "Você está no Black Friday". A sexta-feira após o Dia de Ação de Graças marca o dia de grandes descontos no comércio. Na capital pernambucana, as lojas apostaram nas bebidas e produtos eletroeletrônicos para aumentar as vendas e os recifenses acordaram cedo para aproveitar: estabelecimentos estenderam seus horários de funcionamento especialmente para a data. Mesmo com descontos grandes, os consumidores reclamam que as ofertas estão pontuais e não abrangem todos os produtos das lojas.

MUNDOBIT
» Black Friday Brasil já tem mais de 2 mil reclamações, a maior parte por fraude de preços

A assistente social Amanda Barbosa já comprou os presentes de Natal da filha

A assistente social Amanda Barbosa já comprou os presentes de Natal da filhaFoto: Amanda Duarte/NE10

Supermercados da Rede Pão de Açúcar abriram as portas às 6h desta sexta-feira (28). O vendedor Lenilson Gomes, 38 anos, acordou cedo e chegou na loja do Parnamirim, Zona Norte do Recife, antes da abertura. "Os descontos estão bons, eu vim buscar uísque, mas já estou levando bacalhau e carne". Ele comenta que os descontos em 2013 não chamaram atenção, mas que este ano a quantidade de ofertas está maior: "talvez os produtos em promoção hoje também sejam mais atrativos do que os que estavam ano passado". Mesmo chegando cedo, o vendedor enfrentou fila, mas não reclama. "Estou há 40 minutos na fila do caixa, depois vou enfrentar outra para pegar as bebidas, eles fizeram assim para não tumultuar porque tem muita gente mesmo, mas está valendo a pena".

A advogada Bianca Spessirits, 36, afirma que os descontos só estão valendo a pena em alguns setores. Ela está em busca de produtos de higiene infantil, fraudas e leite, mas ainda não encontrou preços baixos. "Eu acredito que os lojistas usaram o que estava parado no estoque para se beneficiar com o movimento da Black Friday, porque não tem desconto em tudo". A advogada ainda conta que se dividiu com o marido para irem em lojas diferentes a procura de promoções.

Extra antecipou ofertas e colocou produtos em promoção a partir das 22h (horário de Brasília) da quinta-fera (27). Loja ficou muito movimentada

Extra antecipou ofertas e colocou produtos em promoção a partir das 22h (horário de Brasília) da quinta-fera (27). Loja ficou muito movimentadaFoto: Antônio Cavalcanti/Cortesia

De acordo com Williams Melo, operador líder do setor de eletro do supermercado Extra do bairro da Madalena, Zona Oeste da cidade, houve um acréscimo de 30% no volume de clientes na loja em relação ao Black Friday do ano passado. O Extra antecipou as ofertas e colocou produtos em promoção a partir das 21h (horário do Recife) da quinta-fera (27). "A procura está muito grande. Temos tablets, smartphones e notebooks com até 40% de desconto e o setor de bebidas alcoólicas passou a madrugada toda com filas". Juscelino José da Silva, gerente da Eletro Shopping do RioMar, também comemora o sucesso das vendas: "às 10h da manhã nós já alcançamos mais da metade da quantidade de vendas de todo o Black Friday do ano passado, eu realmente não imaginava, mas a loja encheu muito".

A assistente social Amanda Barbosa foi acompanhada da filha à loja infantil Rihappy. Ela diz que este ano está notando preços mais baixos que o ano passado, mas que os produtos com desconto são limitados nos estoques. "Eu planejei antecipadamente, vim hoje cedo com a minha sogra, ela está na fila de outra loja enquanto eu antecipo os presentes de Natal da minha filha". As lojas e supermercado seguem com horários ampliados nesta sexta-feira, para as compras da Black Friday.

Mais lidas