Geopolítica

Rússia vai perder US$ 40 bi por ano por sanções ocidentais

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 24/11/2014 às 10:04
Leitura:

Informação foi confirmada por ministro russo das Finanças, Anton Siluanov / Foto: Reprodução/Internet

Informação foi confirmada por ministro russo das Finanças, Anton Siluanov Foto: Reprodução/Internet

A Rússia perderá 40 bilhões de dólares por ano em consequência das sanções ocidentais e até 100 bilhões de dólares pela queda dos preços do petróleo, afirmou o ministro russo das Finanças, Anton Siluanov.

"Perdemos quase 40 bilhões de dólares ao ano por causa das sanções geopolíticas e podemos perder entre 90 e 100 bilhões de dólares anuais pela queda de 30% dos preços do petróleo", afirmou o ministro, citado pela agência de notícias TASS.

A Rússia é objeto de uma série de sanções ocidentais que deixaram a economia do país à beira da recessão, agravada pela desvalorização do rublo, que perdeu um terço do valor em relação ao euro desde o início do ano.

O Estado, que tem metade de sua arrecadação orçamentária dependente do petróleo, também é afetado pela queda dos preços do petróleo. Na semana passada, a cotação do barriu ficou abaixo dos 80 dólares em Londres pela primeira vez em quatro anos.

A Duma (câmara baixa) aprovou um orçamento deficitário de 0,6% de 2015 a 2017. O crescimento do país desacelerou a 0,7% em ritmo anual no terceiro trimestre, contra 0,8% no segundo, de acordo com o instituto federal de estatísticas Rosstat.

A Rússia sofre com outra consequência da tensão com o Ocidente, provocada por seu envolvimento no conflito ucraniano, com a fuga em massa de capitais, calculada pelo Banco Central em 128 bilhões de dólares este ano.

Mais lidas