Juros

Capital Economics: alta da Selic tem foco na inflação

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 30/10/2014 às 9:05
Leitura:

A Capital Economics afirmou que a alta da Selic é um sinal de que o novo governo da presidente Dilma Rousseff pode focar mais no combate à inflação. / Foto: Fotos Públicas

A Capital Economics afirmou que a alta da Selic é um sinal de que o novo governo da presidente Dilma Rousseff pode focar mais no combate à inflação. Foto: Fotos Públicas

  

A surpreendente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que elevou, na quarta-feira (29), a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, é um sinal de que o novo governo da presidente Dilma Rousseff (PT) pode focar mais no combate à inflação, afirmou a consultoria britânica Capital Economics em relatório. 

"O foco vai agora se voltar para os planos do governo na área fiscal, mas novos apertos nos juros provavelmente também serão necessários", diz o texto, acrescentando que a Selic pode avançar mais 0,75 ponto porcentual até o fim do primeiro trimestre do próximo ano, ficando nesse patamar pelo restante de 2015.

A Capital Economics aponta que a decisão de subir os juros não foi unânime, com cinco votos favoráveis e três contrários, mas diz que o comunicado sugere que a maioria dos membros optou pelo aperto, pois os acontecimentos desde a última reunião "tornaram o balanço de riscos para a inflação menos favorável".

Os dados realmente indicariam um aperto, já que o IPCA acumulado em 12 meses ficou em 6,75% em setembro, bem acima do teto da meta de inflação, de 6,5%. Entretanto, a consultoria comenta que esse não é um fator novo, já que essa situação foi observada nos últimos quatro meses e o IPCA-15 sugere que a inflação deve desacelerar um pouco em outubro. 

"Em vez de novos desdobramentos nas projeções de inflação, nós suspeitamos de que os verdadeiros motivos por trás da elevação surpreendente de ontem à noite foram políticos", afirma o relatório. Segundo o texto, a campanha eleitoral revelou um crescente descontentamento com a gestão da economia, em especial a inflação elevada. "As autoridades provavelmente adotaram a visão de que era melhor agir cedo para reconquistar alguma credibilidade".

Mais lidas