Estiagem

Seca em Pernambuco faz 54 cidades decretarem situação de emergência

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 27/10/2014 às 10:51
Leitura:

Serra Talhada, Floresta, Tacaratu e Ibimirim, no Sertão do Estado, são algumas das cidades mais afetadas / Foto: Elvis de Lima/NE10

Serra Talhada, Floresta, Tacaratu e Ibimirim, no Sertão do Estado, são algumas das cidades mais afetadas Foto: Elvis de Lima/NE10


Por causa da estiagem dos últimos meses, 54 cidades pernambucanas decretaram situação de emergência e foram reconhecidas em âmbito federal. Serra Talhada, Floresta, Tacaratu e Ibimirim, no Sertão do Estado, são algumas das mais afetadas. O decreto vale por 180 dias e pode ser renovado, caso necessário. Outras 171 cidades da Paraíba e Paraná também solicitaram auxílio. A informação foi publicada através de portarias no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Já em Campo Largo, no Paraná, o motivo foi a chuva de granizo que causou estragos em residências, prédios públicos e infraestrutura. Assim que o decreto municipal é reconhecido em âmbito federal, a prefeitura está apta a pedir e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos emergenciais. O decreto vale por 180 dias e pode ser renovado, caso necessário.

O documento também autoriza a transferência de recursos para dois municípios de Santa Catarina investirem na recuperação de danos causados pelo clima ou atendimentos emergenciais. Os valores deverão ser gastos em ações de restabelecimento conforme projetos aprovados. O prazo de execução das obras e serviços é de 180 dias e as prefeituras deverão prestar contas dos gastos em até 30 dias após o fim da vigência do convênio.

Com Agência Brasil

Mais lidas