Conflito

Ucrânia: economia vai ter redução de 8% em 2014, diz Banco Mundial

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 02/10/2014 às 8:53
Leitura:

A economia da Ucrânia vai ter redução de 8% este ano devido ao conflito no Leste do país, anunciou nesta quinta-feira (2) o Banco Mundial, que prevê degradação ainda maior em 2015.

“As perturbações à atividade económica no Leste provocaram uma baixa do Produto Interno Bruto (PIB) mais acentuada que o esperado”, disse Qimiao Fan, diretor do Banco Mundial para a Ucrânia, Bielorrússia e Moldova, na apresentação do seu mais recente relatório em Kiev.

“Não há uma saída fácil para a atual crise”, acrescentou, apelando ao governo ucraniano que prossiga com reformas estruturais.

Se essas reformas, que incluem legislação anticorrupção e redução da burocracia, forem concretizadas, o PIB pode crescer 3% em 2016 e 4% em 2017, segundo o banco.

A anterior previsão do Banco Mundial para a Ucrânia, divulgada em junho, estimava redução econômica de 5% em 2014.

A principal razão para a degradação da perspetiva é o declínio da atividade econômica em Donetsk e Lugansk, reduto dos separatistas pró-russos, e a anexação da Crimeia pela Rússia.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) admitiu em agosto que a Ucrânia pode vir a precisar de um novo empréstimo de US$ 19 bilhões (15 bilhões de euros).

Mais lidas