Premiação

ABA e Rota do Mar no topo da GPTW

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 21/09/2014 às 17:40
Leitura:

Em Pernambuco as empresas têm se preocupado mais com a promoção de um ótimo ambiente de trabalho. E o resultado é visto na prática: algumas instituições pernambucanas integram o ranking Great Place to Work, que premia as melhores empresas para trabalhar, no Brasil e na América Latina. No Estado, a premiação está indo para sua quarta  edição, que acontecerá na próxima quinta-feira (25) no JCPM Trade Center. Os dois primeiros lugares do GPTW Pernambuco do ano passado também tiveram destaque na lista nacional e Américo-latina.

A ABA, Associação Brasil América, já obtém destaque como uma das melhores empresas para trabalhar em âmbito nacional há sete anos. Em 2013 conquistou o primeiro lugar do ranking pernambucano. Eduardo Filho, diretor executivo da instituição, conta que a cada ano a empresa quer melhorar seu desempenho e aumentar os investimentos para tornar o ambiente de trabalho ainda mais excelente. "Todos os anos, após os resultados do GPTW, nós sempre fazemos uma reflexão, identificando o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Afinal, o que nós diretores achamos pode ser diferente do que os funcionários acham", diz.

Os principais investimentos, segundo Eduardo, são em desenvolvimento de pessoas, ampliação de serviços, infraestrutura dos ambientes e tecnologias. A capacitação e constante reciclagem dos profissionais também é um ponto bastante importante. "Só em um ano nós enviamos 28 professores e coordenadores para Harvard, onde conseguiram certificações profissionais", conta.

O segundo lugar do ranking 2013 em Pernambuco foi a Rota do Mar. A empresa de vestuário, situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, participou pela primeira vez da pesquisa no ano passado e já alcançou esse ótimo resultado. Para Arnaldo Xavier, sócio-presidente da empresa, a boa colocação no ranking é fruto de um trabalho intenso do setor de Recursos Humanos: “Nós acreditamos que a valorização dos nossos colaboradores gera bons frutos para todos, aumentando a produtividade dos funcionários. Gente mais alegre produz mais”.

Entre as ações adotadas pela Rota do Mar para promover um bom ambiente de trabalho estão a ginástica laboral, sala de descanso, apresentações culturais, um clube de lazer exclusivo para funcionários e suas famílias e premiação para metas alcançadas.

Em seu primeiro ano participando da pesquisa, a Rota do Mar também obteve ótimos resultados fora do Estado: ficou em 13º lugar no ranking nacional e em 20º na América Latina.

Mais lidas