Governo

Anatel diz que sobras de frequências irão a leilão

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 02/09/2014 às 13:03
Leitura:

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou nesta terça-feira (2) que o governo irá leiloar até julho de 2015 sobras de frequências que poderão ser usadas para a oferta de qualquer serviço de telecomunicações, incluindo banda larga móvel e TV. De acordo com ele, serão ofertados lotes nas faixas de 1,8 gigahertz (GHz), 2,5 GHz e 3,5 GHz.

No caso do 1,8 GHz, a intenção é leiloar a banda H que era ocupada pela extinta Unicel na Região Metropolitana de São Paulo. "Também houve muitas sobras no leilão de 4G no 2,5 GHz realizado em 2012, principalmente em municípios onde a faixa estava ocupada por TVs MMDS (microondas). Será uma oportunidade para pequenos provedores", disse Rezende.

De acordo com o superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel, Alexandre Bicalho, também serão oferecidos lotes na faixa de 3,5 GHz, originalmente voltada para o serviço de internet sem fio WiMAX, mas que não obteve sucesso em leilões anteriores da agência. "Vamos fazer um leilão inteiramente eletrônico, com lotes voltados para grandes empresas e lotes direcionados para as pequenas", adiantou.

Mais lidas