Encontro

Brasil e Japão fecham quatro atos de cooperação

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 01/08/2014 às 16:10
Leitura:

Primeiro-ministro foi recebido pela presidente Dilma no Palácio do Planalto / Foto: Evaristo Sá/ AFP

Primeiro-ministro foi recebido pela presidente Dilma no Palácio do Planalto Foto: Evaristo Sá/ AFP

O Brasil e o Japão firmaram quatro atos de cooperação entre o setor privado dos dois países. Na presença da presidente Dilma Rousseff e do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi firmado um acordo de empréstimo de até US$ 200 milhões para a Amaggi Exportação e Importação Ltda., segurado pela Nippon Export and Investment Insurance (NEXI). O empréstimo virá do Sumitomo Mitsui Banking Corporation, de acordo com o Ministério de Relações Exterior (MRE), e servirá para projetos agrícolas de soja, milho e outros grãos.

Também foi assinado um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação na área de mineração entre a Vale e a Japan Oil, Gas and Metals Corporation (JOGMEC). Segundo ementa distribuída pelo MRE, o acordo tem como objetivo a cooperação em carvão e tecnologia de minas e a finalização do projeto de Xixano, em Moçambique.

Foi celebrado ainda um memorando de entendimento entre a Vale e o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) sobre colaboração em empreendimentos para o financiamento de projetos de mineração de ferro, carvão e outros minerais.

O último memorando do setor privado assinado envolve a Universidade Federal de Pernambuco, o estaleiro Atlântico Sul e a IHI Corporation, para cooperação para ensino de engenharia naval.

Mais lidas