Bolsa de Xangai

'Herói' da Revolução Cultural chinesa faz fortuna na Bolsa

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 31/07/2014 às 21:40
Leitura:

Um "herói" da Revolução Cultural chinesa nos anos 1970, então maoista fervoroso, construiu uma surpreendente carreira capitalista e acaba de ganhar uma pequena fortuna na Bolsa, atraindo a atenção da imprensa.

As ações de Zhang Tiesheng na Liaoning Wellhope Agri-Tech subiram mais de 189 milhões de iuanes (22,9 milhões de euros) depois da recente chegada da empresa à Bolsa de Xangai.

Embora todos os dias haja fortunas que se ganham e que se perdem nos turbulentos mercados chineses, desta vez o investidor não é um desconhecido. Trata-se de um indivíduo cujo nome faz parte das páginas mais agitadas da história do Partido Comunista Chinês (PCC).

Em 1973, no auge dos violentos distúrbios da Revolução Cultural (1966-1976), o jovem Zhang, de aproximadamente 20 anos, entregou uma folha em branco no exame para ingressar na universidade, alegando que os trabalhos no campo o impediram de estudar.

Este ato desafiador, convergente com o comportamento esperado pela Guarda Vermelha, foi utilizado imediatamente pelo setor maoista que dirigia a Revolução Cultural, e difundido pela propaganda oficial como um exemplo a ser seguido.

Zhang Tiesheng, contudo, caiu em desgraça após a morte de Mao Tsé-Tung, quando foi submetido à prisão. Em 1991, livre do cárcere, decidiu se dedicar aos negócios. Foi um dos co-fundadores da Wellhope, empresa de alimentos em que atualmente controla 6,8% das ações.

"A folha em branco do herói Zhang vale quase 200 milhões de iuanes na Bolsa!", destacou ironicamente um artigo no jornal oficial Beijing Chen Bao.

Mais lidas