Nascimento

Jabutis nascem em área de soltura na zona rural de Salgueiro

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 31/03/2017 às 17:25
Leitura:

Jabuti não está em lista de extinção, mas é vítima do tráfico de animais silvestres / Foto: Divulgação/CPRH

Jabuti não está em lista de extinção, mas é vítima do tráfico de animais silvestres Foto: Divulgação/CPRH

Cerca de 100 filhotes de jabutis nasceram em um ninho encontrado embaixo de um umbuzeiro, em área de soltura monitorada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na área rural município de Salgueiro, Sertão de Pernambuco. De acordo com o órgão, uma equipe de monitoramento registrou o nascimento de jabutis da espécie piranga nesta sexta-feira (31).

Na região de soltura onde foi encontrado o ninho, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, já devolveu à natureza, além de jabutis, várias espécies de aves, papagaios e gatos-mourisco, entre outros animais.

Jabuti também é vítima de tráfico de animais silvestres

A CPRH alerta que mesmo que não estejam na lista brasileira dos animais ameaçados de extinção, os jabutis-piranga ainda correm risco, inclusive por serem alvo do tráfico de animais silvestres. A espécie é citada na lista da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção. Também há registro de pessoas que criam os jabutis para como animais doméstico, o que também prejudica a espécie.

Os jabutis cumprem papel importante no meio ambiente, especialmente por atuarem como ‘distribuidor’ de sementes na natureza – se alimentam de frutos e descartam as sementes.

Mais lidas