Meio Ambiente

Bombas de sementes são lançadas na Floresta do Araripe para ajudar no reflorestamento

Cássio Oliveira
Cássio Oliveira
Publicado em 28/03/2017 às 11:15
Leitura:

Helicóptero lança sementes em áreas degradadas da Floresta do Araripe / Foto: SAAEC / Divulgação

Helicóptero lança sementes em áreas degradadas da Floresta do Araripe Foto: SAAEC / Divulgação

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) lançou na última semana 10 mil bombas de sementes no sopé da Serra do Araripe, na região do Cariri, no Ceará. O fato é inédito no Nordeste do País.

A iniciativa faz parte do Programa Hidroambiental, desenvolvido pela SAAEC, que visa reflorestar as áreas degradadas pelos recentes incêndios na Floresta do Araripe.

Crianças fizeram as bombas de sementes

Foto: Reprodução / Facebook SAAEC

As bombas foram feitas com argila, composto orgânico e sementes. A técnica é usada por empresas, ONGs e projetos de reflorestamento em várias partes do mundo.

Parte das bombas lançadas, por meio de um helicóptero, foram confeccionadas durante uma "oficina de bombas de sementes" na Escola Alegria de Viver, Batateira. Participaram 110 estudantes e produziram 700 bombas.

A consultora de educação hidroambiental da instituição Ana Cristina Diogo explica o motivo de lançar as bombas em apenas uma parte da Serra do Araripe, em entrevista à Tribuna Band News FM. “A experiência está acontecendo na encosta da serra, onde aconteceu um grande incêndio, e as bombas servirão para reflorestamento”, afirma.

Mais lidas