Meio ambiente

Hora do Planeta 2017 neste sábado; veja locais que apagarão as luzes

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 24/03/2017 às 17:10
Leitura:

Prefeitura apagará as luzes da sede e promoverá ações de conscientização / Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem

Prefeitura apagará as luzes da sede e promoverá ações de conscientização Foto: Clemilson Campos/Acervo JC Imagem

Iniciativa global que tem como o objetivo a economia de energia para preservar o meio ambiente e demonstrar a preocupação com o aquecimento global, a Hora do Planeta convida indivíduos, empresas, governos e comunidades para desligarem as luzes por uma hora, entre 20h30 e 21h30, neste sábado (25).

No Recife e Região Metropolitana, alguns locais estão programados para apagar as luzes neste período. Confira:

Prefeitura do Recife

O ato simbólico apagará as luzes do Parque das Esculturas e do prédio sede da instituição, que promoverá atividades culturais no Cais do Imperador, com exibição de curtas-metragens temáticos neste sábado (25). Segundo a prefeitura, ao todo, serão seis mil luzes desligadas de seu edifício-sede no horário estabelecido pela campanha.

O espaço público municipal será local para sarau poético, sessão de filmes, show e observação do céu noturno. No lugar de utilizar a rede elétrica, o projetor será movido à energia gerada por três bicicletas estacionárias. A PCR vai disponibilizá-las para que o público realize uma pedalada sustentável, transformando o movimento das rodas em eletricidade.

Os filmes de curta-metragem serão exibidos em um telão às margens do Rio Capibaribe. Em seguida será promovido um Abraço da Hora, para que os participantes se unam em favor do Planeta. Quando as luzes retornarem, às 21h30, a cantora Isadora Melo fará uma apresentação. Durante o evento, haverá observação astronômica com dois telescópios.

RioMar

O RioMar Recife participará novamente da Hora do Planeta. O shopping fará a sua parte desligando algumas partes das luzes da fachada principal das 20h30 às 21h30.

Shopping Guararapes

O Guararapes também participará da ação de novo e terá a fachada do mall totalmente apagada por uma hora, das 20h30 às 21h30.

Shopping Recife

Será a 7ª vez consecutiva do mall na ação, que apagará todas as fachadas externas a iluminação do seu principal totem durante o horário estabelecido pela campanha. Além da área externa, algumas lojas também vão apoiar a causa e desligarão a iluminação do letreiro em suas entradas.

McDonald’s

A rede de lanchonetes irá, pelo 9° ano consecutivo, apagar os luminosos externos dos seus mais de dois mil restaurantes entre as 20h30 e 21h30.

Sobre a Hora do Planeta

Movimento realizado pela Rede WWF desde 2007, a Hora do Planeta tem o intuito de conscientizar a população, empresas e governos contra o aquecimento global. A cada edição, grandes monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel, em Paris e a Acrópole de Atenas ficam no escuro durante 60 minutos. Na edição de 2016, a campanha aconteceu em 178 países, territórios e mais de 9 mil cidades. O Brasil participa com a adesão oficial 95 cidades e um total de 510 monumentos apagados.

Mais lidas