Relatório da Nasa

Maior asteroide dos últimos dias passará próximo à Terra nesta segunda

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 12/03/2017 às 16:18
Leitura:

O 2017EK, o maior dos últimos dias a passar próximo à Terra, tem o tamanho de 68 metros de diâmetro / Foto: Ilustração/ Pixabay

O 2017EK, o maior dos últimos dias a passar próximo à Terra, tem o tamanho de 68 metros de diâmetro Foto: Ilustração/ Pixabay

Um grande asteroide passará próximo à Terra, nesta segunda-feira (13), de acordo com um relatório da Agência Espacial Americana (Nasa). Os astrônomos garantem que a proximidade do objeto não provocará risco aos habitantes do planeta.

O 2017EK, o maior dos últimos dias a passar próximo à Terra, tem o tamanho de 68 metros de diâmetro. O corpo celeste está previsto para passar a pouco menos de dois milhões de distância do planeta - intervalo que representa cinco vezes o percurso entre a Terra e a lua.

Na última sexta-feira (10), segundo a Nasa, outro asteroide passou próximo à Terra. O 2017DA36 chegou a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros do planeta - quase quatro viagens entre a Terra até a lua. O corpo celeste tinha cerca de 40 metros de diâmetro.

Diferente do que aconteceu no dia 16 de fevereiro, quando um boato da colisão de um asteroide assustou os terráqueos, não vai ser dessa vez que um asteroide gigante cairá na atmosfera. Segundo os astrônomos, são raros os grandes objetos com poder de acabar com a atual civilização. A Nasa ameniza ao dizer que a probabilidade de um deles atingir a Terra é de um em cada 50 ou 60 milhões de anos. Depois de um asteroide exterminar os dinossauros, muitas pessoas ainda pensam que o próximo poderá acabar de uma vez com a Terra.

Asteroides destruíram os dinossauros

Só neste ano, os especialistas preveem que mais de 65 objetos celestes se aproximem da Terra. Nenhum deve oferecer risco ao planeta. Em 2013, um asteroide caiu na Rússia e deixou centenas de pessoas feridas. A última grande colisão conhecida foi a que provavelmente deu fim aos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos.

Mais lidas