Saúde

Cada salsicha consumida é igual a menos 15 minutos de vida, diz estudo

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 08/03/2017 às 10:01
Leitura:

O estudo alerta que consumo excessivo de carne embutidas aumenta o risco de desenvolvimento de câncer. / Foto: Pixabay

O estudo alerta que consumo excessivo de carne embutidas aumenta o risco de desenvolvimento de câncer. Foto: Pixabay

Os amantes de cachorro-quente ou de qualquer receita que leve a famosa salsicha tem bastante coisa para lamentar. Segundo um estudo do British Medical Journal, uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo, a cada unidade consumida do produto, você perde quinze minutos da sua vida.

O estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e atestou que o efeito independe da forma como o alimento é consumido. Isso é justificado pelo fato da salsicha ser um produto embutido e o consumo excessivo de carne embutidas aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o de colorretal.

Além dos riscos oferecidos pela salsicha, a publicação também alerta sobre o consumo de cigarros, que éconsegue ser mais danoso à saúde humana: a cada maço fumado, vão embora 4 horas e 15 minutos de vida do fumante. O risco se multiplica quando a pessoa tem mais idade ou é sedentária.

Boa notícia?

Mas se engana quem pensa que o estudo trouxe apenas más notícias. Para os amantes da café, a revelação foi muito boa. Segundo os pesquisadores, a bebida tem efeito absolutamente contrário ao da salsicha ou do cigarros: a ingestão de duas ou três xícaras por dia pode aumentar a perspectiva de vida em um ano a mais. O artigo foi publicado em setembro de 2016.

Mais lidas