Natureza

Tubarão-crocodilo é encontrado na costa do Reino Unido pela 1º vez

Cássio Oliveira
Cássio Oliveira
Publicado em 02/03/2017 às 12:43
Leitura:

 / Foto: Ross Spearing / Divulgação

Foto: Ross Spearing / Divulgação

Um tubarão-crocodilo - espécie que normalmente vive em águas tropicais como as do Brasil e da Austrália - foi encontrado na costa do Reino Unido pela primeira vez. O bicho estava morto e foi descoberto em uma praia em Hope Cove, em Devon, condado no sudoeste da Inglaterra.

Steven Greenfields e sua família ficaram "atordoados" quando eles avistaram o tubarão durante uma caminhada na praia. Ele contatou o aquário local.

James Wright, curador do museu local, disse: "Esta espécie nunca foi registrada no Reino Unido antes, como é normalmente encontrado em águas profundas durante o dia em climas tropicais, como o Brasil e a Austrália, em seguida, vindo mais rasa durante a noite para se alimentar".

Ele acrescentou que o tubarão pode ter morrido porque a água fora do Reino Unido estava muito frio. "É provável que seja um incidente isolado, mas houve incidentes de encalhamento semelhantes na África do Sul. Esta época do ano, as águas do Reino Unido estão no seu mais frio. Por isso, esta ocorrência é muito incomum."

De acordo com o Independent, O museu pediu a todos que vissem outros tubarões-crocodilo para denunciar os avistamentos para determinar se isso era simplesmente um incidente único ou o início de uma nova tendência.

O Tubarão-crocodilo pode ser ameaçado de extinção

De acordo com a Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza, o tubarão-crocodilo "pode ??ser ameaçado num futuro próximo", pois é vulnerável a ser capturado como captura incidentail por barcos de pesca de linha longa".

Paul Cox, diretor da The Shark Trust, disse que a descoberta foi "muito interessante". "Este pequeno tubarão com dentes espinhosos - daí o nome - é o menor dos tubarões de cavala, o grupo que inclui o grande branco e nosso próprio tubarão-sardino e tubarões-mako", disse ele.

O tubarão-crocodilo (Pseudocarcharias kamoharai) é a única espécie de tubarão da família Pseudocarchariidae. Medem cerca de 100 cm. Habitam em profundidades de 0 m a 590 m, em regiões subtropicais. Tem uma importância comercial reduzida.

Com informações do Independent e The Telegraph

Mais lidas