Espaço

Ariane 5 pôs satélites para Brasil e Indonésia em órbita

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 15/02/2017 às 0:35
Leitura:

Lançamento aconteceu nessa terça-feira (14) na base espacial de Kuru, na Guiana Francesa / Foto: AFP

Lançamento aconteceu nessa terça-feira (14) na base espacial de Kuru, na Guiana Francesa Foto: AFP

O foguete europeu Ariane 5 pôs em órbita dois satélites de televisão digital de alta definição: um Sky Brasil-1, para o operador AT&T/DirecTV; e o outro Telkom 3S, para o operador Telkom Indonesia - anunciou a Arianespace.

O lançamento aconteceu nessa terça-feira (14) na base espacial de Kuru, na Guiana Francesa, às 18h39 locais (19h39, no horário de Brasília), afirmou a mesma fonte.

Pelo menos 27 minutos depois da decolagem do Ariane, o foguete lançador pôs em órbita o satélite Sky Brasil-1, de uma massa de cerca de seis toneladas na decolagem.

Construído pela Airbus Defence and Space, esse satélite de teledifusão vai garantir a cobertura do Brasil e do Norte do Atlântico.

A AT&T/DirecTV utilizará Sky Brasil-1, através de sua filial DirectTV Latin America.

Cerca de 40 minutos mais tarde, Ariane 5 pôs em órbita o satélite Telkom 3S, de cerca de 3,5 toneladas na decolagem, construído por Thales Alenia Space. Esse satélite fornecerá televisão de alta definição, comunicações móveis e Internet.

A Telkom Indonesia é uma companhia governamental indonésia que fornece serviços de telecomunicações, informação e entretenimento para todo o arquipélago indonésio.

A zona de cobertura de Telkom 3S alcança a Indonésia e o Sudeste Asiático.

Mais lidas