Fenômenos

Eclipse lunar e cometa farão espetáculos no céu na próxima sexta-feira

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 06/02/2017 às 20:44
Leitura:

A Lua atravessará a chamada penumbra, a sombra mais clara projetada por nosso planeta no espaço / Foto: Acervo/ JC Imagem

A Lua atravessará a chamada penumbra, a sombra mais clara projetada por nosso planeta no espaço Foto: Acervo/ JC Imagem

  Os brasileiros poderão contemplar na próxima sexta-feira (10) o eclipse lunar penumbral, fenômeno que faz o satélite natural da Terra ficar com o bilho menos intenso do que o normal, de acordo com o astrônomo James Solon. Outro fenômeno promete atrair olhares no mesmo dia: a passagem do cometa 45P, que será visível apenas com instrumentos.

Quem mora no Grande Recife poderá apreciar o acontecimento - caso o tempo ajude - a partir das 19h32, quando o eclipse estará começando. O auge está programado para ocorrer às 21h44. "A Lua não passará sobre a sombra mais escura da Terra, chamada umbra. O que irá acontecer é a chamada penumbra, a sombra mais clara projetada por nosso planeta no espaço", explicou James. Já nos continentes da África, Ásia Ocidental e Europa, a observação será possível no sábado (11).

Além do eclipse lunar, o cometa 45P poderá ser observado por meio de instrumentos como binóculos, lunetas e telescópios. "Não é algo que percebamos a olhu nu em poucas horas, somente dia a após dia. Ou seja, quem observá-lo com instrumentos perceberá a mudança de posição", esclarece o astrônomo. Ele ainda diz que a melhor visualização será possível nas primeiras horas do sábado.

Eclipse solar

Além do espetáculo lunar, outro eclipse, desta vez solar, vai ocorrer no dia 26 de fevereiro. O fenômeno, momento em que a lua cobre parte do sol, será visto parcialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, além de partes do Centro-Oeste. Na região Nordeste, o eclipse poderá ser visto quando estiver entre 15% a 20% do total.

Mais lidas