Oceano Índico

Continente desaparecido há 200 milhões de anos é descoberto

NE10
NE10
Publicado em 03/02/2017 às 10:04
Leitura:

Mineral de 3 bilhões de anos foi encontrado na superfície da Ilha Maurício / Foto: reprodução

Mineral de 3 bilhões de anos foi encontrado na superfície da Ilha Maurício Foto: reprodução

Pesquisadores da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, afirmam que descobriram um continente desaparecido há mais de 200 milhões de anos no fundo do Oceano Índico, próximo às Ilhas Maurício.

O estudo foi publicado na revista Nature Communication e fala que esses fragmentos se desprenderam do supercontinente Gondwana, que deu origem ao que hoje conhecemos como a África, Austrália, Índia, América do Sul e Austrália.

A descoberta foi feita quando um mineral chamado zircão foi encontrado na superfície da ilha Maurício. Acontece que a ilha tem apenas 9 milhões de anos, o que é considerado relativamente jovem, enquanto que o mineral é datado de cerca de 3 bilhões de anos.

A revelação fez com que os pesquisadores chegassem à conclusão de que o zircão só poderia ter vindo de um continente anterior à ilha.

Estudos mostram que não houve contaminação

Uma hipótese que surgiu foi de que o mineral teria chegado lá por contaminaçao através de ventos ou contaminação, por exemplo. Mas os estudos recentes mostraram que isso não poderia ter acontecido.

Para os responsáveis pelo estudo, o mineral só poderia ter sido originado a partir de uma erupção vulcânica.


Mais lidas