Mistério

Estrela mais esférica já descoberta no universo intriga cientistas

NE10
NE10
Publicado em 18/11/2016 às 12:16
Leitura:

Mesmo duas vezes maior que o sol, a Kepler possui uma forma muito mais arredondada / Foto: reprodução/Astronomynow

Mesmo duas vezes maior que o sol, a Kepler possui uma forma muito mais arredondada Foto: reprodução/Astronomynow

Visualmente, da Terra, temos a impressão de que todos os corpos celestes possuem a forma esférica. Mas acontece que nenhum deles realmente formam uma forma circular perfeita. Devido a força centrifuga, os polos costumam ser mais achatados, assim como ocorre no nosso planeta e no sol, devido a uma espécie de esmagamento. Mas a estrela Kepler 11.145.123 desafia todas as leis da física.

A 5 mil anos-luz de nós, com um raio de 1,5 milhões de quilômetros, duas vezes maior que a nossa estrela, a Kepler 11.145.123 tem uma diferença entre o raio dos pólos com a da linha do Equador de apenas 3 KM. Para se ter uma ideia, o sol tem a diferença de 10 KM e a Terra 21 KM. 

Os motivos ainda não são claros, mas os estudiosos já tentam fazer seus palpites. A velocidade de rotação poderia ser um dos motivos, já que a Kepler é "surpreendentemente mais lenta" segundo afirmou o astrônomo, chefe de um estudo sobre a estrela, à britânica BBC. A Kepler se movimenta três vezes mais devagar que o sol.

Outro motivo possível é o campo magnético. Segundo os estudiosos, ele é muito menor que o do sol, o que influenciaria no seu menor achatamento.

Mais lidas