Fenômeno

Maior superlua em 68 anos pode ser observada nesta segunda

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 13/11/2016 às 16:47
Leitura:

O fenômeno poderá ser visto no Grande Recife com cerca de 30% mais bilho e 14% maior do que o habitual / Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

O fenômeno poderá ser visto no Grande Recife com cerca de 30% mais bilho e 14% maior do que o habitual Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

Quem não viu a superlua do dia 16 de outubro, poderá acompanhar o satélite natural da Terra ainda mais próximo do que o habitual nesta segunda-feira (14). Os especialistas dizem que esta será a maior dos últimos 68 anos, voltando a se repetir apenas no ano de 2034. O fenômeno será visto do Grande Recife com cerca de 30% mais brilho e 14% maior do que o habitual. 

A superlua também acontece no próximo dia 14 de dezembro, só que com menos intensidade, encerrando a sequência de três seguidas apenas este ano. A última vez que o satélite esteve tão perto foi em 1948, quando a distância foi de 356.462 km. O fenômeno não vai ocorrer às 9h31, durante o perigeu (momento em que a Lua fica mais próxima da Terra), porém está previsto para ocorrer na lua cheia às 11h54, quando ficará a 363.338 km de distância do nosso planeta. 

De acordo com os cientistas, o satélite não é causado por um aumento real, mas por um aumento aparente. O que acontece é que a órbita da Terra não é circular e sim elíptica, ou seja, oval. Portanto, neste período do ano o sol está mais perto do nosso planeta, no chamado perigeu. 

Junto a isso, a lua também se movimenta em torno da Terra. "O plano de inclinação que ela estará a deixará ainda mais próxima para quem observa o céu daqui, dando a impressão de que está maior", explica o doutor em astrofísica Antônio Carlos Miranda.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Eventos para apreciar a superlua

Quem está disposto a admirar a lua cheia mais próxima da Terra do século, poderá comparecer aos diversos eventos programados para ocorrer no Grande Recife nesta segunda. Os encontros prometem levar diversão e misticismo para quem for apreciar o fenômeno. 

O evento Superlua da Ocupação está previsto para ser realizado em frente ao Centro de Ensino Obra Escola da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife. O encontro vai ocorrer das 18h às 21h. Para participar, o interessado deve levar 1kg de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higine pessoal. Os itens serão revertidos para os ocupantes da instituição.

Outro evento está programado para ocorrer em frente à Padaria de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, às 19h. Quem for ao que é chamado de 'Encontrão Solidário Vértice', promovido por um grupo de aventureiros, vai se divertir com slackline, barrinha, cabo de guerra, barra bandeira, além de outras atividades esportivas. O encontro custa 1kg de alimento, que será revertido para o Natal Solidário.

A Super Lua Mística também ocorre em Boa Viagem e promete envolver misticismo, ritualismo e ancestralidade. No evento, os interessados vão poder participar do Canto para a Lua, tarot e astrologia, além da maior canga do mundo. O encontro está previsto para ocorrer a partir das 18h30. 

Mais lidas