Satélite da Terra

Aproveite a super lua do próximo domingo no céu, no mar ou meditando

Mariana
Mariana
Publicado em 14/10/2016 às 15:02
Leitura:

Neste domingo, a lua estará 14% maior e mais brilhante  / Foto: Edmar  melo/ acervo JC Imagem

Neste domingo, a lua estará 14% maior e mais brilhante Foto: Edmar melo/ acervo JC Imagem

No próximo domingo (16), a lua estará surpreendentemente grande  - um verdadeiro presente para os que gostam de admirá-la ou até mesmo se conectar ao satélite natural da Terra. Será a primeira super lua de 2016, que atingirá o seu ápice no Grande Recife às 23h17min, quando seu tamanho ficará aparentemente 14% maior e mais brilhante. Além de deixar a lua mais bonita, o fenômeno influencia diretamente no comportamento dos oceanos e a previsão para o Grande Recife é de maré alta de 2.7 e baixa negativa de -0.1. Ou seja, quem gosta de praia deve ficar atento aos horários para aproveitar a maré seca e fugir da cheia.

Segundo o coordenador do observatório do Espaço Ciência, João Pedro Lima, o fenômeno acontece justamente quando a lua está mais próxima da Terra, originando um perigeu lunar ou a super lua cheia. "Como o satélite natural da Terra fica mais próximo, temos a impressão de que a lua é muito maior do que o habitual", disse. Por conta do horário (23h17) não será possível admirar a super lua do observatório do Espaço Ciência em Olinda, já que o expediente encerra às 20h, mas quem quiser contemplá-la de casa não terá dificuldade. "Se o céu estiver sem nuvens, basta olhar para o leste, onde a lua nasce. O uso de binóculos ou luneta ajuda muito", explica João Pedro.

Quem deseja aproveitar o domingo na praia, o melhor horário para banho será às 9h50, quando a maré marcará 0.0. Porém o nível mais baixo (-0.1) será somente às 22h da noite - quando o banho não é recomendado. "O período para banhos é durante o dia e com a maré seca. Mesmo assim, o banhista não pode descuidar. Crianças, idosos e pessoas que não sabem nadar não devem entrar sozinhas no mar. O banho também é seguro com a água na altura da cintura e na área protegida pelos recifes de coral", afirma o major Alexandre Araújo, chefe da divisão operacional do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar).  

Já o horário impróprio para banho será à tarde. Às 15h58 a maré deve atingir 2.6. "Além do mar mais violento, a maré cheia aumenta o risco de ataques de tubarão", alerta o major. Segundo ele, neste domingo os bombeiros estarão trabalhando nos 16 postos do Grande Recife (distribuídos no Recife - Pina e Boa Viagem -, Jaboatão, Olinda e Itamaracá), além de um reforço extra na praia do Pina. 

Grupo promove "Meditação da Lua Cheia" em Boa Viagem e na Jaqueira

Para os adeptos da meditação, o comportamento da lua também influencia na mente e no corpo humano. "Sabemos que a lua produz efeito no comportamento da água do planeta, e o nosso corpo humano é composto por água em cerca de 70%. Assim, meditar sob a lua cheia pode harmonizar o nosso sistema, contribuindo com o equilíbrio e até com um melhor descanso. A meditação também tem um efeito positivo no ambiente, por isso é tão bom meditar em grupo. É por isso que, uma vez por mês, sempre na lua cheia, promovemos meditações simultâneas em vários estados no Brasil, no mesmo dia e horário", afirma a instrutora do grupo Arte de Viver, Carol Godoy.

No próximo domingo, os encontros de "Meditação da Lua Cheia" serão realizados em 22 cidades do País, às 20h, com entrada franca. No Recife, a meditação acontece em dois locais: em orla de Boa Viagem, na Zona Sul (na altura do edifício de número 2.784) e no Parque da Jaqueira, na Zona Norte (por trás da pista de patinação). Não é necessário ter experiência em meditação, pois o evento será guiado. É recomendado apenas que o participante leve uma toalha ou manta para sentar mais confortavelmente. 

Você vai acompanhar a super lua?

Se você pretende contemplar a super lua neste domingo, contribua com a galeria de imagens do Portal NE10. Para participar, basta fazer uma foto ou vídeo do satélite natural da Terra e postar no seu perfil do Instagram, usando a hashtag #superlua. Não esqueça de marcar o perfil do NE10 @portalne10

Os que não puderem aproveitar a super lua, terão mais duas chances este ano. O fenômeno deverá se repetir nos próximos dias 14 de novembro e 14 de dezembro. 

População deve ficar atenta ao risco de alagamentos

Toda vez que a maré alcance níveis altos na capital pernambucana, aumenta a chance de alagamentos na cidade. Segundo o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em hidráulica e recursos hídricos Jaime Cabral, esse problema acontece porque o Recife é uma cidade plana, e os locais mais baixos tendem a sofrer com a maré muito alta. "A água demora mais a escoar nesses locais nas galerias. Há casos também de tubulações e encanamentos entupidos dificultam o escoamento da água", afirma. 

Mais lidas