Repercussão

Dia da Tartaruga reflete sobre a extinção de espécies

Ingrid
Ingrid
Publicado em 23/05/2016 às 9:55
Leitura:

Segundo o projeto Tamar, as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no país continuam ameaçadas de extinção e dessas quatro desovam no litoral. / Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Segundo o projeto Tamar, as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no país continuam ameaçadas de extinção e dessas quatro desovam no litoral. Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

O Dia da Tartaruga é comemorado no mundo todo nesta segunda-feira (23). A data foi escolhida pela ONG American Tortoise Rescue e desde 2000 tem o objetivo de levar mais conhecimento sobre as tartarugas, além proteger e obter apoio para a conservação desses animais. 

No Brasil, as ameaças começam antes mesmo do nascimento, pois muitos ninhos ficam em praias movimentadas do litoral. O lixo é outro problema: na areia, atrapalha as fêmeas na construção dos ninhos, já no mar geralmente é confundido com alimento e pode matar o animal.  

 Segundo o projeto Tamar, as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no país continuam ameaçadas de extinção e dessas quatro desovam no litoral: cabeçuda, de pente, oliva e de couro. De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade, de acordo com o projeto.

 

Mais lidas