Astronomia

Sistema solar pode ser composto por nono planeta e não é Plutão

Emilayne Mayara dos Santos
Publicado em 28/03/2016 às 12:30

Planeta, pode aumentar a contagem do sistema solar, que voltaria a ser de nove, desde 2006, quando plutão foi "rebaixado" à planeta anão / Foto: Simulação de computador

Planeta, pode aumentar a contagem do sistema solar, que voltaria a ser de nove, desde 2006, quando plutão foi "rebaixado" à planeta anão Foto: Simulação de computador

Sistema Solar pode ser composto por nove planetas segundo evidências comprovadas por cientistas. Depois que Plutão foi descarcterizado como planeta, em 2006,passando de integrante do Sistema solar para um simples planeta anão, astrônomos afirmam que diante de evidências possa haver um planeta substituto, então a contagem seria novamente de nove planetas.

A notícia da existência de tal planeta foi compartilhada por Mike Brown, um dos cientistas que defendeu a categoria de Plutão à planeta anão. Junto ao também cientista Konstantin Batygin. Brown já havia indicado em janeiro deste ano, que poderíamos ter um novo corpo celeste, que teria dez vezes a massa da Terra.

Segundo estudo publicado no periódico Astronomical Journal, cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês) o "planeta nove", como foi apelidado, esta localizado, em média, a 4,48 bilhões de quilômetros do Sol.

Os pesquisadores Konstantin Batygin e Mike Brown observaram pistas do "Planeta Nove" em 2014 e, desde então, usaram modelos matemáticos e simulações de computadores para chegar às conclusões de sua pesquisa.E segundo os Segundo os autores do estudo, a existência do "Planeta Nove" ajudaria a explicar diversos fenômenos misteriosos que ocorrem com um conjunto de objetos congelados e destroços localizados além de Netuno, conhecido como Cinturão de Kuiper.

Em entrevista ao periódico Astronomical Journal, o cientista afirma que irá continuar aprimorando suas simulações e a estudando o "Planeta Nove" e sua influência na periferia do Sistema Solar. Também já começaram a buscar por sinais dele no céu, já que apenas sua órbita é conhecida, mas não sua localização exata.
"Adoraria encontrá-lo", disse Brown. "Mas também ficaria feliz se outra pessoa o encontrasse. É por isso que estamos publicando este estudo.