Lâmina dupla

Telescópio da Nasa captura imagem de 'sabre de luz' na Via Láctea

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 17/12/2015 às 21:03
Leitura:

O efeito à la ‘Lado Negro da Força’ foi provocado por jatos disparados por estrelas / Foto: Divulgação/Nasa

O efeito à la ‘Lado Negro da Força’ foi provocado por jatos disparados por estrelas Foto: Divulgação/Nasa

Programado exatamente para o lançamento do filme “Star Wars Episódio VII: O despertar da Força”, o telescópio espacial Hubble, da Nasa e da ESA, as agências espaciais americana e europeia, capturou a imagem de um sabre de luz cósmico de lâmina dupla. No centro da imagem, parcialmente obscurecida pelo que poderia ser um manto Jedi, uma jovem estrela dispara jatos duplos para o espaço, demonstrando as “temíveis forças” do Universo.

Esse sabre de luz celestial não foi encontrado em uma galáxia muito, muito distante, mas dentro da própria Via Láctea. Mais precisamente, ele reside em uma turbulenta área do espaço conhecida como complexo de nuvem molecular Orion B, localizado a pouco mais de 1.350 anos-luz de distância na constelação de Orion, O Caçador.

Tendo uma notável semelhança com o sabre de luz de lâmina dupla de Darth Maul em “Star Wars Episódio I”, os espetaculares jatos duplos são feitos por uma estrela recém-formada cuja visão é obscurecida, camuflada pela agitação de poeira e gás.

Quando as estrelas se formam dentro de nuvens gigantes e gasosas, parte do material ao redor se colapsa embaixo para formar um disco giratório e achatado que circunda as estrelas nascentes, conhecidas como protoestrelas. É nesse disco que um potencial sistema planetário pode se formar. No entanto, nesta fase inicial, a estrela está mais preocupada em saciar seu apetite. O gás que sai do disco passa pela protoestrela e, uma vez alimentada, ela desperta, e jatos energizados de gás são disparados de seus polos e passam a girar em sentidos opostos.

A Força é robusta com esses jatos duplos. O efeito deles sobre o ambiente que os rodeia demonstra o verdadeiro poder do Lado Escuro com uma explosão mais forte do que a de uma estação de batalha muito bem armada e operacional da Estrela da Morte. Como esses jatos se separam em altas velocidades, surgem frentes de choque supersônicas que aquecem o gás circundante em milhares de graus. Além disso, como os jatos colidem com o gás, a poeira e vastos espaços claros, eles criam ondas de choque em curvas.

À direita da estrela camuflada, podem ser vistos dois pontos brilhantes de luz: duas estrelas jovens que, à espreita, mostram seus próprios e fracos sabres de luz. Uma fonte camuflada e escondida forma, ainda, um túnel através da nuvem escura no canto superior esquerdo da imagem, com uma saída mais larga semelhante a um “relâmpago forçado”.

Esse cenário faz desta concentração de jatos a mais densa já observada em uma região tão pequena. Metade dos jatos foram vistos nesta região em luz visível, e quase a mesma quantidade foi vista com raios infravermelhos. Ax observações do telescópio Hubble para esta imagem foram realizados em sob luz infravermelha, o que permitiu que se visse através do gás e da poeira das estrelas recém-formadas, além de capturar uma visão clara de objetos espaciais que astrônomos procuram.

Mais lidas