Meio Ambiente

Desaparecimento das florestas registrou queda nos últimos 25 anos

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 07/09/2015 às 9:54
Leitura:

Principais perdas aconteceram nos trópicos, em particular na América do Sul e África / Foto: SOS Amazônia

Principais perdas aconteceram nos trópicos, em particular na América do Sul e África Foto: SOS Amazônia

O planeta perdeu 129 milhões de hectares de florestas em 25 anos, o equivalente à superfície da África do Sul, mas o ritmo de desaparecimento registrou clara desaceleração, uma situação "alentadora", segundo a ONU, que divulgou um relatório sobre o tema.

"Embora em escala mundial a extensão das florestas continue diminuindo, ao mesmo tempo que avançam o crescimento demográfico e a intensificação da demanda de alimentos e terras, o índice de perda líquida de bosques caiu mais de 50% entre 1990 e 2015", revela o documento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O documento, com título "Como mudam as florestas do planeta?", foi divulgado na 14ª edição do Congresso Florestal Mundial, que acontece até sexta-feira na cidade sul-africana de Durban.

Apesar da boa notícia do relatório, a superfície florestal no planeta diminuiu em 3,1% nos últimos 25 anos, passando de 4,128 bilhões em 1990 a 3,999 bilhões de hectares em 2015.

Concretamente, a taxa anual de perda líquida de florestas (que inclui as plantações de bosques novos) passou de 0,18% nos anos 1990 a 0,08% nos últimos cinco anos.

As principais perdas aconteceram nos trópicos, em particular na América do Sul e África, mas as taxas de desaparecimento registraram fortes quedas nos últimos cinco anos, destaca o relatório.

A evolução geral observada é "positiva, com avanços impressionantes em todas as regiões do globo", incluindo nas florestas tropicais da América do Sul e da África, disse o diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.

Mas ele advertiu que a tendência positiva deve ser consolidada.

Os bosques são um elemento chave das negociações da ONU que começam em outubro em Bonn (Alemanha), antes de um possível acordo na conferência sobre o clima de Paris em dezembro.

Além de proporcionar oxigênio, combustível e materiais de construção, as árvores armazenam importantes quantidades de gás carbônico que, quando liberadas, contribuem para o aquecimento global.

A FAO adverte que a superfície de bosques seguirá provavelmente em queda, em especial nos trópicos, sobretudo pela atividade agrícola.

"Mas com a demanda crescente de produtos florestais e serviços ambientais, a previsão é de aumento nos próximos anos da superfície de bosques plantados".

Desde 1990, a superfície de florestas plantadas aumentou em mais de 110 milhões de hectares, representando agora 7% da superfície planetária dos bosques.

O documento indica ainda que o crescimento demográfico mundial reduz a superfície de bosques por habitante. Mas, destaca, a FAO, esta é uma "tendência que perdura há milênios".

A natureza relativamente otimista do relatório levanta a questão de saber se as organizações de defesa do meio ambiente não foram muito alarmistas.

Mas o coordenador do relatório da FAO, Kenneth MacDicken, destacou que estas organizações contribuíram para os progressos registrados, com medidas que permitiram reduzir o índice de perdas de florestas.

Mais lidas