Extintos

Rinoceronte branco morre na República Tcheca; restam só 4 no mundo

Do NE10
Do NE10
Publicado em 28/07/2015 às 16:05
Leitura:

Rinocerontes brancos Fatu e Nabire no zoológico de Druv  Kralove / Foto: Arquivo/AFP

Rinocerontes brancos Fatu e Nabire no zoológico de Druv Kralove Foto: Arquivo/AFP

Uma fêmea de rinoceronte da subespécie branco morreu nessa segunda-feira (27) no zoológico de Dvur Kralove, República Tcheca. Ela era apelidade de Nabire e sua perda emocionou funcionários do local. 

Premysl Rabas, diretor do zoológico, lamentou o falecimento em comunicado: "É uma perda difícil de descrever". O zoológico foi o único que conseguiu reproduzir em cativeiro esta subsespécie de rinoceronte. 

Um dos ovários de Nabire, assim como diferentes tipos de tecido, foram colhidos e enviados para laboratório especializado na Itália, disse comunicado. 

Agora, restam quatro animais: uma fêmea idosa no zoológico de San Diego (EUA) e um macho também idoso que vive com duas fêmeas, Najin e sua filha Fatu, na reserva queniana de Ol Pejeta, no Sudão. Antes, sua morada era no zoológico da República Tcheca. Eles foram transferidos para o Sudão em 2009, com expectativa de que pudessem se reproduzir em ambiente natural, acreditando que os hormônios das fêmeas voltariam ao normal. 

Estes herbivóros estão extintos por causa da caça furtiva, dada as virtudes afrodisíacas de seus chifres, cobiçados para receitas asiáticas. 


Mais lidas