Educação

Estudantes do Recife vencem concurso e vão conhecer super telescópio no Chile

Maria Luiza Veiga
Maria Luiza Veiga
Publicado em 16/04/2015 às 17:35
Leitura:

Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia (respectivamente) vão conhecer o super telescópio chileno na próxima semana. / Foto: Divulgação

Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia (respectivamente) vão conhecer o super telescópio chileno na próxima semana. Foto: Divulgação

Os estudantes da rede pública Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia, ambos com 18 anos, vão conhecer, na próxima semana, o super telescópio SOAR, nos Andes chilenos.

Eles foram os vencedores na categoria 'ensino médio' do concurso de astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O concurso "Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR" foi destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio de todo o Brasil.  A iniciativa contou com a participação de 561 estudantes que enviaram 409 projetos. Ao todo, foram 4 vencedores.

Os jovens sugerem um objeto do universo para ser fotografado, ou imageado, digitalmente e justificam a opção com base no interesse científico e no apelo visual. Maria Inês e Matheus Valença optaram pela Galáxia NGC 1300.  Eles cursam, respectivamente, o 3º e o 4º anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e foram coordenados pelo professor Guilherme Pereira da Silva. 

Além dos estudantes de Pernambuco, duas jovens do ensino fundamental no Rio Grande do Sul também foram premiadas.  Elas escolheram a Galáxia NGC2207. Como premiação, as alunas, acompanhadas de sua professora, visitaram o Observatório do Pico dos Dias, em Brasópolis, próximo de Itajubá, MG.

 

Mais lidas