Gratuito

Astronomia é tema de oficinas a partir desta segunda no Espaço Ciência

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 21/09/2014 às 15:55
Leitura:

Para participar, é necessário fazer um agendamento por telefone / Foto: Reprodução

Para participar, é necessário fazer um agendamento por telefone Foto: Reprodução


Apaixonados por astronomia poderão participar de oficinas gratuitas a partir desta segunda-feira (22) no Espaço Ciência, no Memorial Arcoverde, em Olinda.

Construir foguetes ecológicos, descobrir como os indígenas identificavam as estações do ano, observar o sol com telescópio ou aprender a manusear corretamente uma carta celeste são algumas das atividades que serão realizadas até a próxima sexta (26). Para participar, é necessário fazer um agendamento pelo número (81) 3183.5531.

No próximo sábado (27), haverá um evento especial das 18h às 22h, no Observatório Astronômico do Alto da Sé. Neste dia, acontecerão aproximações visuais e alinhamentos planetários. Confira os horários:

17h50 – Aproximação visual entre o planeta Mercúrio e a estrela Spica da constelação da Virgem;

18h – Aproximação visual entre a Lua e o planeta Saturno;

18h – Aproximação visual entre o planeta Marte (Magnitude 0.9) e a estrela Antares a mais brilhante da constelação do Escorpião.

Saiba mais sobre cada oficina:

Carta Celeste - Você sabe como utilizar uma carta do céu? Nesta oficina os visitantes vão construir e aprender a manusear uma carta celeste.

Nebulosa na Garrafa - Os participantes terão uma breve introdução sobre a origem do universo, diferentes tipos de nebulosas e sobre a formação das estrelas a partir das nebulosas. Depois construirão uma Nebulosa na garrafa.

Espectrômetro caseiro - É através da luz emitida pelos objetos celestes, refletida ou absorvida que sabemos informações sobre os astros. Estrelas, como o Sol, emitem luz, enquanto que os planetas do sistema solar e seus satélites refletem a luz solar. Nesta oficina será possível ver a localização e distância de cada estrela em sua respectiva constelação.

Corrida Espacial - Em um jogo de quebra-cabeça os visitantes aprenderão sobre a corrida espacial.

Se tem Super Lua, tem Super Sol? - A partir da produção de um relógio solar, onde é possível observar a relação entre as latitudes e a incidência de raios solares sobre a terra, os estudantes aprenderão sobre a diferença entre afélio, solstício e “super lua”.

Marcador Solar - Os participantes construirão um instrumento que marca o movimento aparente do sol durante um ano.

Observação Solar - Através da observação do céu utilizando telescópio poderá ser visto o sol e suas manchas, onde serão abordados conceitos envolvendo observação astronômica, os fatores que a influenciam e os tipos de telescópios.

Mais lidas