Felicidade

Brasil é o 22° país mais feliz do mundo, aponta relatório

Lucas Vaz Lemos
Lucas Vaz Lemos
Publicado em 20/03/2017 às 11:05
Leitura:

Maioria dos países nos últimos lugares do pódio fica na África / Foto: Pixabay

Maioria dos países nos últimos lugares do pódio fica na África Foto: Pixabay

Segundo o Relatório Mundial da Felicidade 2017, divulgado nesta segunda-feira (20), em Nova Iorque, o Brasil é o 22º país mais feliz do mundo. O estudo levou em consideração 155 países, utilizando dados coletados entre 2014 e 2016. O país mais bem colocado foi a Noruega, que saiu da quarta posição no ano passado, para a primeira este ano, desbancando a Dinamarca que agora consta na segunda posição. A lista foi elaborada pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN) e divulgada devido ao Dia Internacional da Felicidade, celebrado desde 2012.

O levantamento leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a expectativa média de vida, a percepção de apoio recebido no ambiente social e a percepção de confiança no governo e nas empresas em relação à corrupção. Também são levados em consideração critérios como percepção dos entrevistados quanto à liberdade de tomar decisões próprias que influenciam suas vidas e a generosidade em relação a doações. Pontos negativos, como preocupações, tristeza e raiva também desempenham um papel no estudo.

Na América Latina, o país mais bem colocado foi a Costa Rica, que ficou com a 11ª colocação, com 7,079 pontos. O país é seguindo por Chile (20), Brasil (22), Argentina (24) e México (25), todos com mais de 6,5 pontos.

Os últimos colocados no ranking são Tanzânia, Burundi e República Central Africana. Com exceções, entre outros, de Síria, Afeganistão, Haiti, Ucrânia e Iêmen, a maioria dos 30 países em pior colocação fica na África.

Mais lidas