Medida de segurança

20 detentos são transferidos de cadeia pública de Manaus

NE10
NE10
Publicado em 09/01/2017 às 11:20
Leitura:

Presídio de Itacoatiara tem capacidade para 172 detentos / Foto: divulgação

Presídio de Itacoatiara tem capacidade para 172 detentos Foto: divulgação

Cerca de 20 detentos foram transferidos da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Vidal Pessoa, no centro de Manaus, para a unidade prisional de Itacoatiara, interior do estado. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (9) por medida de segurança, após quatro detentos serem mortos em confusão na noite desse domingo (8).

A cadeia em que esses reclusos estavam já foi reaberta como uma ação de emergência em detrimento do massacre ocorrido no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na última semana, que vitimou 56 pessoas. O local estava desativado. Segundo os responsáveis pela troca, esses presos estava recebendo ameaças por facções rivais de dentro do presídio e na cadeia não há nenhum lugar seguro para eles.

Essa parcela representa apenas 7% dos 284 presos que foram transferidos para a cadeia pública, na última quinta-feira.

Todo o conflito foi desencadeado com a guerra entre membros da facção criminosa Família do Norte (FDN) contra a maior organização criminosa do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC). Historicamente os dois grupos viviam em harmonia, mas com os desentendimentos do PCC com o Comando Vermelho - do Rio de Janeiro e aliada da FDN - abalou a estrutura organizacional do tráfico no brasil.

Presídio em Itacotiara tem capacidade para 172 detentos

O local para onde estão sendo levados os detentos foi inaugurado em 2010 com capacidade para abrigar 172 reclusos, entre condenados e provisórios.

Mais lidas