São Paulo

Cantareira tem nova alta; Alto Tietê cai e Guarapiranga fica estável

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 30/03/2015 às 10:57
Leitura:

O Cantareira voltou a registrar alta nesta segunda-feira (30) após subir 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. De acordo com dados da Sabesp, os reservatórios que compõem o sistema estão com 14,6% da capacidade. O aumento tem sido menor nos últimos dias pois há uma semana não chove no manancial.

Esse valor é baseado em um cálculo que utiliza a quantidade total de água no determinado dia e a capacidade total do Cantareira (de 1,3 trilhão de litros), que inclui volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas).

O Cantareira abastece 5,6 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista. Eram cerca de 9 milhões antes da crise. A diferença passou a ser atendida pelos outros sistemas.

OUTROS RESERVATÓRIOS - Por conta dos últimos dias secos, outros reservatórios registraram quedas no índice. O Alto Tietê, por exemplo, caiu 0,1 ponto percentual e tem agora 22,8%. Nesse valor está incluído o volume morto, que gerou 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo). O reservatório é responsável por abastecer 4,5 milhões de moradores na região leste da capital e Grande São Paulo.

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, manteve o nível em relação ao dia anterior, com 85% da capacidade de armazenamento. O índice tem se mantido estável desde o dia 26 de março.

O reservatório Rio Grande, que atende 1,5 milhão de pessoas, é o que tem a melhor situação entre os reservatórios operando com 97,3% de sua capacidade. O reservatório, assim como o Guarapiranga, ficou estável em relação ao índice registrado no domingo (29).

Já o reservatório Rio Claro, que também atende 1,5 milhão de pessoas, subiu 0,2 ponto percentual e agora está com 43,9%.

O sistema Alto Cotia subiu para de 64,6%, ou seja, ganhou 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. O reservatório fornece água para 400 mil pessoas.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.e 24 horas: das 7h às 7h.

Mais lidas