Falta d'água

Paulistanos batem palmas para a chuva

Mariana
Mariana
Publicado em 01/11/2014 às 10:25
Leitura:

A chuva de ontem não foi suficiente para tirar do mês de outubro deste ano a marca de mais seco em 84 anos / Foto: internet

A chuva de ontem não foi suficiente para tirar do mês de outubro deste ano a marca de mais seco em 84 anos Foto: internet


Depois de enfrentar um calor até de 35°C durante a tarde de sexta-feira, os paulistanos chegaram a aplaudir a chuva que atingiu várias regiões da capital à noite. Não chovia na cidade desde o último dia 26, quando foram registrados 5 milímetros, mas chuva mais significativa só havia ocorrido em 26 de setembro com 22 mm acumulados.

Embora na Casa Verde, Freguesia do Ó, Limão e Pirituba a chuva parecesse forte, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que era de baixa intensidade e não deveria perdurar pela madrugada. A área com maior instabilidade no Estado era a região de Sorocaba, no interior, única que marcou forte intensidade.

Após tanto tempo sem ver chuva, algumas pessoas comemoraram os pingos. "Meu irmão relata que paulistanos estão aplaudindo a chuva em um bar na Avenida Paulista", afirmou um usuário do Twitter. "Paulistanos aplaudem a chuva na região da Praça Roosevelt", informou outro. Ainda outra pessoa brincou: "Nossa, que som estranho é este lá fora? Ah, é chuva. Saudades de você, Dona Chuva".

A chuva de ontem não foi suficiente para tirar do mês de outubro deste ano a marca de mais seco em 84 anos do Sistema Cantareira, batendo o recorde de julho deste ano. Desde 1930, os rios que alimentam os reservatórios não registravam uma vazão tão baixa, de 4 mil litros por segundo, apenas 14,8% da média histórica mensal - que passou a ser registrada naquela década.

Os próximos dias indicam o retorno das chuvas generalizadas na capital paulista, com volumes mais elevados a partir de segunda-feira, inclusive na região dos reservatórios do Sistema Cantareira. Hoje, o dia começa com sol entre poucas nuvens, mas a quantidade de nuvens aumenta à tarde

Falta de luz. Houve falta de luz em Perdizes por causa da chuva a partir das 22h30. Segundo a Eletropaulo, o problema foi causado por uma falha em um equipamento entre as Ruas Coriolano e Duílio que deixou sem energia as Ruas Doutor Augusto de Miranda, Barão de Bananal e Rua Raul Pompeia. Equipes da empresa estavam no local e a estimativa era que a energia voltasse até a meia-noite.

Mais lidas