Acidente

Colisão entre trens provoca vazamento de óleo em Cubatão, na Baixada Santista

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 31/10/2014 às 14:43
Leitura:

Dois trens bateram de frente, na Vila São José, em Cubatão, na Baixada Santista, nesta sexta-feira (31) por volta das 7h45. A colisão causou o derramamento de cerca de 8 mil litros de óleo no sistema de drenagem de águas pluviais da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os trens estavam em baixa velocidade, mas mesmo assim duas máquinas e cinco vagões descarrilaram.

No momento estão no local a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Instituto de Criminalística da Polícia Civil. Ainda não se sabe as causas do acidente. A área foi interditada para preservação da cena e deve ser liberada assim que o reboque retirar as máquinas do local, como informou o Corpo de Bombeiros de Cubatão.

De acordo com a prefeitura, um dos maquinistas foi atendido em um pronto-socorro da cidade, ficou em observação mas já foi liberado sem ferimentos. A avenida Tancredo Neves, que dá acesso ao centro da cidade e é paralela à rodovia Anchieta e à linha férrea onde o acidente aconteceu, está interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação.

A Cetesb informou que caminhões da Suatrans, da Petrobras e da Multilixo estão trabalhando para retirar o óleo, que atingiu cerca de 500 metros do sistema de drenagem. “As ações estão concentradas na remoção, por meio de caminhões vácuo, de todo o óleo que atingiu o sistema de drenagem, associado ao monitoramento dos índices de explosividade”, disse a Cetesb por meio de nota.

A nota da companhia informa ainda que as locomotivas continham milho e açúcar e que houve derramamento dos produtos no mangue que ao lado da ferrovia. A empresa, no entanto, não tem estimativa da quantidade de produto derramada.

A ALL Logística, responsável pelos trens, informa que está trabalhando em conjunto com a MRS Logística, concessionária que administra o tráfego no trecho, para apurar as causas do acidente e tomar as providências necessárias para normalizar a situação o mais breve possível.

Mais lidas