PETS

PETS: NÃO dê comida de panela para seus animais! Saiba o motivo

Dar comida caseira ou de panela para pets pode causar sérios problemas de saúde

Marília Banholzer
Marília Banholzer
Publicado em 15/02/2017 às 10:54 | Atualizado em 17/11/2022 às 16:59
Alpha Conde
Comida de panela pode causar disfunção gastrointestinal nos pets FOTO: Alpha Conde
Leitura:

Se você alimenta seu cachorro com comida caseira - ou de panela (os restos) - é melhor parar.

O médico veterinário Doralécio Lins e Silva alerta que os cães não possuem um sistema digestivo adequado para receber alimentos temperados, o que acaba gerando disfunções gastrointestinais, como fezes amolecidas, problemas de pele, queda de pêlo e até carência de sais e minerais.

"O aparelho digestivo de um cão é diferente dos humanos porque ele é um animal carnívoro, de intestino curto e temperos, como o alho, prejudicam a saúde desse cachorro", alertou o especialista. 

O veterinário disse ainda que a comida de panela feita para humanos pode até ser oferecida ao animal como um brinde ou um petisco, mas jamais deve substituir uma alimentação balanceada que pode ser conquistada através das rações, por exemplo.

"A comida de panela, seja ela feita sem tempero e voltada para o animal, ou não, corre o risco de azedar se ele não comer na hora e não fazer bem", disse.

"Por isso, é melhor ter esse tipo de alimento apenas como aperitivo. Se você estiver fazendo um lanche e seu cãozinho pedir um pedaço não há problema, mas não é para ser uma regra", explicou o veterinário.

"Cachorro tem paladar, tem que variar o cardápio. Um dia ela come uma comidinha diferente. Não precisa ser ração todo dia"", disse Doralécio Lins e Silva

Embora não crucifique o oferecimento de petiscos "não convencionais" para os pets, Doralécio Lins e Silva lembra que há alimentos que geram potenciais riscos para os animais de estimação.

 

Dra Mei
O médico veterinário Doralécio Lins e Silva alerta que os cães não possuem um sistema digestivo adequado para receber comida caseira/de panela - Dra Mei

Segundo ele, para saber se algo faz bem ou mal à saúde do bichinho, o cuidador deve observar se aquele alimento poderia ser encontrado pelo cão na natureza.

"É só pensar se aquele produto é químico ou natural. Por exemplo, não há problemas em oferecer frutas ao animal. Agora, chocolate, gorduras saturadas e outros alimentos muito químicos não devem ser oferecidos." 

> 5 itens que vão deixar seu dia a dia com os seus pets ainda melhor

Para o veterinário, qualquer animal, independente da raça, pode se adaptar às rações vendidas nos petshops.

"Não existe isso de que o cachorro não come ração, ele só não está acostumado. Além disso, ele é cachorro e não burro", comentou

"Ele sabe muito bem que a comida de panela é mais gostosa. Nós é que temos que criar o animal com a cabeça e não com o coração. Se você oferecer apenas a ração até ele comer, ele vai se acostumar, mesmo que passe três ou quatro dias se alimentando mal", disse Doralécio.

 

Entre os alimentos específicos para animais, o veterinário Doralécio Lins e Silva indica o uso de sachês com carnes processadas que podem deixar a ração mais atrativa.

Outra opção é cozinhar carne moída apenas com sal e usar como complemento. A medida de carne moída deve ser reduzida aos poucos para que o cão se acostume com a ração.

"Não existe nada mais completo para a alimentação animal do que a ração que é produzida depois de muito estudo e pesquisa", alertou.

"O problema é só que para oferecer uma boa ração, o dono do animal precisa gastar um pouco mais. Existem rações muito baratas que na verdade não possuem uma fórmula rica para a nutrição animal", opinou o médico veterinário Doralécio Lins e Silva.

VEJA TAMBÉM: Os cuidados com os pets no verão